Foto: Orlando Kissner/ANPr
O Governador Beto Richa participou na segunda-feira (3), em Curitiba, da aula inaugural do curso de formação continuada do Programa Gestão em Foco, voltado a diretores de escolas estaduais do Estado. Durante o evento, Richa destacou os avanços da educação do Paraná nos últimos anos.
“No ano passado, do total de receitas correntes líquidas do Estado, 35% foram investidos em educação. Nunca se investiu tanto quanto nosso governo vem fazendo”, disse o governador. “A educação é prioridade absoluta para nós, e não poderia ser diferente, já que ela impacta em todas as dimensões, como saúde, segurança pública e melhora da vida das pessoas”, afirmou.
O governador também lembrou da ampliação da infraestrutura das escolas. “Nós melhoramos a estrutura física e equipamos nossos colégios. Agora, estamos colocando internet de qualidade também, pois percebemos a necessidade”, disse. “Se não fizemos mais, é porque nos deparamos com uma crise financeira pelo caminho”, acrescentou.
CRONOGRAMA
O curso é organizado em duas modalidades. A etapa presencial, que acontece ao longo do mês de abril, e a modalidade a distância, que será ofertada no período de 2 de maio a 3 de dezembro deste ano.
De acordo com a secretária de Estado de Educação, professora Ana Seres, o curso tem o objetivo de fortalecer a gestão democrática no ambiente escolar e proporcionar o avanço no plano de carreira dos profissionais. “Os professores vão receber, tanto de palestrantes como de técnicos da secretaria, orientações técnicas sobre três dimensões: a parte pedagógica, administrativa e financeira, que formam o tripé da gestão”, disse. “Ao final, eles também recebem um certificado que colabora com a ascensão e progressão da carreira”, disse.
Diretores de 2.100 escolas estaduais, divididos em cinco turmas, vão participar da formação. Um deles é Aimar Roberto Kock, diretor do Colégio Estadual Padre Antônio Vieira, localizado em Engenheiro Beltrão, no Centro-Oeste do Estado. “Estou ansioso para fazer esse programa, cedido pelo governo estadual, e tenho certeza que ele fará com que eu seja um melhor diretor, impactando a vida dos que realmente importam, que são os alunos”, relatou.
A formação está prevista no Programa Minha Escola Tem Ação (META), da Secretaria da Educação, em consonância com o Plano Estadual de Educação e atende a Lei Estadual n° 18590/2015, que define os critérios de escolha dos diretores e diretores-auxiliares mediante consulta à comunidade escolar por meio de voto por chapa, direto, secreto, igualitário e facultativo.