Em debate na Casa LIDE, Greca defende harmonia entre justiça social e mercado

Em debate na Casa LIDE, Greca defende harmonia entre justiça social e mercado

Casa LIDE
Evento reuniu empresários e líderes paranaenses que discutiram o desenvolvimento econômico na cidade

Curitiba, Lugar para Fazer Negócios e Gerar Empresas foi o tema do encontro debate do qual o prefeito Rafael Greca participou na noite de terça-feira, dia 4, com empresários paranaenses. O evento aconteceu na Casa LIDE, no Batel, espaço físico do LIDE Paraná – Grupo de Líderes Empresariais que se reúnem para promover conexão e networking no Estado, no país e no exterior.

Acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, o prefeito foi recebido pela presidente do Lide Paraná, Heloisa Garrett, que dividiu a mediação do evento com a jornalista Mira Graçano, diretora institucional do grupo.

Greca defendeu a necessidade de os governos e as empresas atenderem tanto ao setor produtivo quanto o social. “Para promover a movimentação no mercado e estimular a geração de empregos é preciso que o ambiente seja de cordialidade, de transformação, de melhora. Não há dicotomia entre justiça social e mercado. Curitiba é um exemplo de cidade onde fazemos profunda justiça social”, disse Greca.

Foram apresentados pelo prefeito dados sobre os programas sociais da cidade, com ênfase na saúde pública com ampla oferta de exames e medicamentos e as ações sociais de combate à fome e de segurança alimentar.

O investimento dos empresários na cidade, na ocupação organizada dos espaços públicos buscando a geração de trabalho e renda, foi outro ponto defendido por Greca.

“As coisas precisam acontecer a favor da cidade. Buscamos por empresários que usem os espaços da cidade de maneira inteligente, que tragam eventos, investimentos geradores de trabalho e renda. Precisamos transformar as ruas do centro histórico em espaços cheios de vida, com boas lojas e restaurantes”, destacou Greca.

Cidade para investir

Ao grupo de aproximadamente 90 pessoas, Greca apontou algumas dentre inúmeras razões pelas quais Curitiba foi eleita pela Revista América Economia como a 2ª melhor cidade para investir no Brasil e a 5ª da América Latina.

Foram destaques o fato de a capital do Paraná ser uma das sete comunidades mais inteligentes do mundo, segundo o Intelligent Community Forum (ICF), estar entre as cidades do país com melhor ecossistema para startups e ter investido na desburocratização e na agilização para abertura de empresas para induzir o crescimento da economia.

Em Curitiba é possível fazer a abertura de uma empresa em apenas cinco horas, tempo 85% mais rápido do que a média brasileira, de 29 horas.

Política Climática

O Empregotech, para preparar os jovens para o primeiro emprego, e o Empregotech +40, para a formação e encaminhamento ao mercado de trabalho de pessoas com mais idade, o apoio à produção audiovisual cinematográfica, televisiva e publicitária a partir do Film Commission, além da política climática para tornar a cidade neutra em emissões poluentes e resiliente às mudanças climáticas também foram exemplos apresentados entre as medidas que atraem negócios para a cidade.

Greca também apresentou resultados positivos para o desenvolvimento empreendedor da cidade a partir de iniciativas como a Família Folhas, Programa Câmbio Verde e a Pirâmide Solar do Caximba, além do projeto Curitiba mais Energia, e das experiências de desenvolvimento da agricultura urbana na cidade a partir das hortas comunitárias e Fazendas Urbanas, que conscientizam a população sobre o fato de que o ato de semear é o primeiro estágio da cadeia alimentar.

Eletromobilidade

O programa de mobilidade sustentável, de eletromobilidade que tem como âncora os projetos do Inter II e Leste-Oeste, com financiamentos externos do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do New Development Bank, explicou o prefeito, reúnem ações nas áreas ambientais e de inovação, para o desenvolvimento da cidade.

“O prefeito sempre nos contempla com uma aula sobre a cidade e com ideias inovadoras, razão pela qual foi muito prestigiado em fevereiro, durante o fórum internacional LIDE Brazil Conference, realizado em Lisboa, em Portugal”, contou Heloisa Garrett, presidente do Lide Paraná.

Greca participou do painel central do evento, Institucionalidade e Cooperação – valores institucionais, caminhos democráticos e cooperação internacional, onde defendeu o fortalecimento da democracia e a independência dos poderes.

Ele também apresentou os programas desenvolvidos pela Prefeitura que garantem uma governança inovadora e alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Paranismo

Greca presenteou Heloisa Garrett com exemplares dos livros Curitiba Luz dos Pinhais, de sua autoria e que conta a história da formação urbana e cultural da cidade, Paranismo, escrito por José Roberto Teixeira Leite, crítico de arte e o maior especialista no movimento intelectual e artístico da década de 1920 que exalta a identidade paranaense e do movimento paranista.

O prefeito recebeu como presente um óleo sobre tela denominado Parque Barigui, do artista plástico, arquiteto, pintor, designer, escultor e objetualista Rui Crovade.

O Lide

Fundado no Brasil em 2003, o Lide é formado por líderes empresariais de corporações nacionais e internacionais. É uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca do fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social.

Localizada na Rua Comendador Araújo, 906, a Casa Lide funciona em um imóvel que preserva uma importância histórica para o desenvolvimento do estado. Tombada pelo patrimônio histórico, a casa foi construída por volta de 1896, e serviu como residência do Vicente Machado, quando ele foi presidente da Província do Paraná.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress