Elaine Soares Klein, uma contadora de histórias

Elaine Soares Klein, uma contadora de histórias

por Noelcir Bello

elaine klein

Professora e contadora de histórias, Elaine é natural de Curitiba e hoje moradora do Conjunto Atuba, em Pinhais. Casada com Gentil Klein, tem dois filhos, Carlos Eduardo e Ana Clara.

 

Quando criança, na época da escola, Elaine lembra que no primeiro ano teve uma professora chamada Cenira, que tinha o costume de ler para toda a turma. Desde criança, gostava tanto de histórias que decidiu que seria professora quando adulta. Inclusive, Elaine nunca esqueceu de um livro chamado: O reino Perdido do Beleléu, que a professora contou a história e marcou tanto sua vida que, mais tarde, já adulta, depois de cursar o Magistério, ela encontrou este mesmo livro e foi quando voltaram todas as recordações de sua infância.

Elaine gosta muito de ouvir música e praticar dança circular, danças feitas em rodas e sempre em círculo. Costuma ler muito, em especial livros infantis, sempre visando aprimorar e atualizar seu repertório. O tempo para ir a igreja, estar com a sua família e brincar com seus cachorros também está sempre garantido.

Encontros de contadores de histórias

Participou de encontros de contadores de história em Santa Barbara do Oeste, São Paulo, em Lorena, também São Paulo, e no Rio Grande do Sul, os quais ela arcou com todas as despesas desde passagens, alimentação, até estadias. “Nestes encontros acontecem rodas de conversa, oficinas e bate papo para a troca de experiências visando aprimorar a contação de histórias, que faz parte do currículo escolar nas escolas do Município de Pinhais. A contação de história, além de mexer com a criatividade da criança, desperta o interesse pela leitura e a cultura”, contou Elaine.

Cada escola tem a autonomia para trabalhar esta ferramenta de acordo com a sua grade. Nos CMEI´s do município esta ferramenta foi muito bem aceita. Elaine aproveita para elogiar a parte de cultura no município e as aulas de leitura nas escolas primárias. Além disso, Elaine revelou que gosta muito da Feira do Livro organizada pela biblioteca do Centro Cultural, pois, segundo ela, é possível agregar a contação de histórias com o incentivo ao uso frequente da biblioteca.

Vasto repertório

Em seu repertório de histórias, já dispõe de 33 histórias mágicas e diferentes, e em cada evento ela conta três, já que, de acordo com Elaine, este é o número máximo de histórias que as pessoas absorvem e são cativadas.

Suas histórias preferidas são: Uma Ideia Toda Azul, escrita por Marina Colasanti; O Anel, o Pescador e o Rei, de Bia Bedran; Carne de Língua, obra de Illam Brenman, e A Bruxa Salomé, de Audrey Wood.

Ela tem histórias para todas as faixas etárias. Já teve experiências na casa de passagem, em asilos, grupos de professores, adolescentes, escolas, igrejas, hospitais, foi voluntária da Casa do Contador de Historias e do Instituto História.

Atualmente, faz contação de histórias no Bosque Municipal, em eventos quinzenais, organizados pela biblioteca do Centro Cultural de Pinhais, onde Elaine é voluntaria.

Elaine lembra que não há fronteiras para seu trabalho, se alguém a chamar, ela vai atender, inclusive, em festas particulares.

Contatos

Facebook: Elaine Klein ou através do telefone (41) 9645.2142.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress