Eduardo Pimentel vistoria obras do viaduto Curitiba-Pinhais e Complexo Tarumã

Eduardo Pimentel vistoria obras do viaduto Curitiba-Pinhais e Complexo Tarumã

Eduardo Pimentel
As intervenções visam modernizar o transporte coletivo e a infraestrutura viária, prometendo melhorar a mobilidade e o fluxo de tráfego entre Curitiba e a Região Metropolitana, especialmente para cidades como Pinhais e Piraquara

O prefeito Eduardo Pimentel iniciou a manhã de trabalho na sexta-feira (6/6) vistoriando as obras do novo viaduto Curitiba-Pinhais. Essa estrutura interligará a Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, à Rodovia João Leopoldo Jacomel. A obra é parte do projeto Novo Inter 2, que foca na modernização do sistema de transporte coletivo e da infraestrutura viária da capital. Em seguida, o prefeito verificou o andamento dos trabalhos no Complexo Tarumã. Este complexo inclui a duplicação do viaduto na Linha Verde, sobre a Avenida Victor Ferreira do Amaral, e a requalificação de 12 vias para formar as alças de acesso à estrutura.

O novo viaduto Curitiba-Pinhais terá 155 metros de extensão e 25 metros de largura, com três faixas de rolamento em cada sentido. Além disso, contará com duas pontes marginais sobre o Rio Atuba, cada uma com 35 metros de comprimento e 13,4 metros de largura, duas faixas de rolamento, passeio para pedestres de quase 3 metros e barreiras de proteção. Uma rotatória e um sistema viário complementar também estão inclusos neste pacote.

“Essa é uma obra metropolitana importante que beneficiará nossa cidade, mas também os vizinhos, em Pinhais”, afirmou Eduardo Pimentel. Ele destacou que o viaduto, com retorno e rotatória estendida, melhorará a mobilidade da região, “liberando o trânsito entre a João Leopoldo Jacomel, em Pinhais, e Curitiba”.

 

Detalhes do Lote 4 do Projeto Novo Inter 2

A obra faz parte do Lote 4, Pacotes 3 e 4, do projeto Novo Inter 2. Inicialmente, a construção começou pelas pontes marginais para minimizar o impacto no tráfego principal durante os primeiros seis meses. Atualmente, as equipes estão focadas na fundação das duas pontes sobre o Rio Atuba e na preparação da pavimentação das marginais em ambos os sentidos (Curitiba-Pinhais e Pinhais-Curitiba).

O prefeito foi acompanhado pelo secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur. Jamur ressaltou que essas melhorias complementam a requalificação viária já realizada nas duas pistas da Avenida Victor Ferreira do Amaral. Essa requalificação abrange quase 4 km, desde a Rua Dom Manuel da Silveira D’Elboux até a Rua Professor Eduardo Correia de Lima, e foi entregue à população por Eduardo Pimentel em março, também como parte do Lote 4 (pacote 1 e 2) do projeto Inter 2.

Jamur explicou que as intervenções dos pacotes 3 e 4 do Lote 4, que incluem as novas pontes paralelas à antiga e o viaduto, visam reduzir conflitos viários e melhorar a mobilidade no sentido metropolitano. Além disso, o projeto beneficiará o transporte coletivo, tanto metropolitano quanto a linha do Novo Inter 2. “Com essas intervenções, vamos eliminar uma conversão com semáforos de cinco tempos que travam o trânsito, complementando a requalificação já feita na Victor Ferreira do Amaral. Isso vai melhorar a mobilidade, reduzir o tempo de percurso e beneficiar quem mais precisa, especialmente moradores do Cajuru e da região metropolitana, como Pinhais e Piraquara”, afirmou o secretário.

A obra é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). O investimento total é de R$ 68,7 milhões, com financiamento da Prefeitura de Curitiba e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

Foco na Eficiência e Complexo Tarumã

Marcio Teixeira, coordenador-geral da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (UTAG), também acompanhou a vistoria. Ele destacou que “cada etapa da obra precisa estar em conformidade com os padrões e compromissos assumidos junto ao órgão financiador, sempre com foco na eficiência e no benefício à população”. A UTAG é responsável pelo gerenciamento de obras com financiamento externo, como o Novo Inter 2 (financiado pelo BID), e assegura o cumprimento das salvaguardas ambientais, sociais e operacionais exigidas pelos organismos internacionais.

Em seguida, o prefeito vistoriou o andamento do Complexo Tarumã, que inclui as intervenções para o alargamento do viaduto da Linha Verde sobre a Avenida Victor Ferreira do Amaral. A estrutura terá o dobro do tamanho atual, ampliando sua largura de 24 para 50 metros. O projeto prevê três faixas de tráfego para veículos em cada sentido, uma canaleta exclusiva para o transporte coletivo, espaço para estações-tubo e calçadas. A ampliação do viaduto na Victor Ferreira do Amaral permitirá a instalação de uma estação-tubo sobre a estrutura e outra abaixo, possibilitando a integração temporal entre as linhas de ônibus da Linha Verde e as que conectam o Centro de Curitiba às cidades de Pinhais e Piraquara. Essa melhoria no transporte coletivo oferecerá mais itinerários e combinações de trajetos para os usuários.

O alargamento do viaduto é parte das intervenções do Complexo Tarumã, que incluem a requalificação de 12 ruas (algumas formando as alças de acesso ao viaduto), além de melhorias em praças, paisagismo e iluminação. As alças de acesso, com requalificação de 8 km de ruas, estão em fase final, faltando apenas a sinalização e o paisagismo nas alças Noroeste, Sudeste e Sudoeste. Os trabalhos agora se concentram na duplicação do viaduto.

A Secretaria Municipal de Obras Públicas coordena e fiscaliza as obras. Neste momento, os trabalhos estão concentrados na finalização da parte estrutural de ampliação do viaduto e na fase de estruturação do pavimento das vias locais que dão acesso tanto à Linha Verde quanto à Avenida Victor Ferreira do Amaral. A previsão é que, no final do mês, sejam liberadas ao trânsito duas faixas na via marginal direita (próximo ao Colégio Militar) e na via marginal sul (no DNIT).

Administradores regionais, equipes técnicas da Smop e da Utag, empresas fiscalizadoras e os vereadores Renan Ceschin, João da 5 Irmãos e Hernani acompanharam as vistorias.

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