No seu primeiro compromisso após sua posse como prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, ao lado do vice-prefeito, Paulo Martins, no final da tarde de 1º de janeiro recebeu o cargo de seu antecessor, Rafael Greca, e deu posse ao seu secretariado, durante a Cerimônia de Transmissão do Cargo de Chefe do Executivo, realizada no Memorial de Curitiba.
“É um dos dias mais importantes da minha vida. Recebo a Prefeitura das mãos do prefeito Rafael Greca, com quem foi uma honra ter participado dessa gestão por oito anos. Aprendi muito, no dia a dia. Agora, vou utilizar toda a minha experiência, a minha vontade, a minha força, a minha garra para cuidar da cidade nos próximos quatro anos para continuar entregando aos curitibanos a melhor capital para se viver no país”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.
Greca entregou o cargo de prefeito de Curitiba a Pimentel com a assinatura do Termo de Transmissão de Cargo, em que o eleito pela população para estar à frente da cidade entre 2025 e 2028 se compromete a realizar uma gestão democrática e a implementar seu plano de governo.
“Com alegria, recebemos hoje o novo prefeito, Eduardo Pimentel. Juntos, nestes últimos oito anos, fizemos muito. Fizemos uma gestão restauradora da sustentabilidade e das finanças da cidade. Fizemos um pouco de cada vez e assim, entregamos à cidade o que antes parecia impossível. Entrego meu cargo ao Eduardo com muito orgulho do que fizemos. Minha única frustração é a ausência da Margarita comigo nesta festa”, disse o ex-prefeito Rafael Greca.
Rafael se despede de sua terceira gestão à frente do Poder Executivo curitibano deixando para Curitiba um orçamento municipal para este ano de R$ 14,5 bilhões em receitas e R$ 3,4 bilhões em caixa.
Homenagem ao antecessor
Na cerimônia, Pimentel agradeceu a Greca, seu antecessor, pelo aprendizado, apoio e parceria. “Em três gestões à frente de Curitiba, Rafael Greca pavimentou sua entrada no panteão dos maiores nomes da cidade. Prefeito ou não, sempre fez da sua paixão pela cidade um ofício permanente e tenho certeza que continuará a fazê-lo.”
Também agradeceu ao governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, de quem foi secretário das Cidades, e ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi. Ressaltou que, em sua gestão, vai atuar próximo ao governo estadual e contar com o apoio da Câmara Municipal de Curitiba.
Pimentel também agradeceu o trabalho dos servidores municipais para manter Curitiba como cidade-modelo e homenageou o avô, o ex-governador do Paraná Paulo Pimentel, presente ao evento. Lembrou a memória de sua mãe, Isabel; declarou seu amor à esposa e primeira-dama de Curitiba, Paula Mocellin, e os três filhos do casal, Luca, Eduarda e Leonardo.
Em um ato de gentileza, Greca entregou flores à primeira-dama, Paula Mocellin, e à esposa do vice, Larizza Gaglionone Martins, que acompanharam a cerimônia ao lado de seus esposos e na companhia dos filhos.
Equipe completa
Na sequência da assinatura do termo de transferência de cargo, Pimentel deu posse à sua equipe de secretários e autoridades municipais. Eles foram selecionados por ele para ajudá-lo a cumprir o Plano de Governo proposto para a gestão da cidade entre 2025 e 2028.
Entre os que receberam posse, o vice-prefeito, Paulo Martins, assumiu também o cargo de Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI).
“Temos grandes desafios. Entre eles, uma questão que é preocupação no mundo todo, a das pessoas em situação de rua. O desafio do município é conseguir atingir um resultado eficiente”, disse Martins.
Agenda cheia
Na manhã desta quinta-feira (2/1), Pimentel e Martins se reúnem com o secretariado, administradores regionais e demais autoridades municipais, no Palácio 29 de Março.
Na pauta, está o delineamento de metas para o cumprimento do plano de governo nos próximos quatro anos. “Serei um prefeito exigente. É assim que a população espera”, disse Eduardo Pimentel.
Redução da tarifa
Também nesta quinta-feira, o prefeito assina o decreto municipal que determina a redução em 50% do valor da tarifa no transporte público aos domingos e feriados.
Entre os desafios da nova gestão em 2025, Pimentel elencou três grandes discussões: sobre a destinação dos resíduos sólidos da cidade; a formatação do modelo de contrato da concessão do transporte público; e o novo Plano Diretor de Curitiba.
Ao encerramento da cerimônia, a Banda Lyra entoou o Hino de Curitiba. Também prestigiaram a transmissão de posse: deputados estaduais, vereadores, familiares, servidores, representantes religiosos, diplomáticos, de comunidades e demais convidados.