O vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, participou da abertura do I Fórum Metropolitano de Proteção e Defesa Civil, na quarta-feira, dia 15, no Salão de Atos do Parque Barigui. O objetivo do evento foi compartilhar boas práticas para prevenção de desastres e para a resiliência das cidades.
“Tenho muito orgulho do trabalho desenvolvido pela Defesa Civil de Curitiba, pois são vocês, de colete laranja, que salvam vidas e levam esperança às pessoas nos momentos mais difíceis”, disse o vice-prefeito, que também recebeu uma homenagem dos integrantes da Defesa Civil municipal.
Segundo Pimentel, a atuação integrada com a Região Metropolitana é fundamental para o avanço desse trabalho. “As experiências que tivemos em Curitiba de integração com as demais cidades da região foram bem-sucedidas, em todas as áreas. Tenho certeza que agora não será diferente”, afirmou.
MCR2030
Clément da Cruz, representante da iniciativa Construindo Cidades Resilientes 2030 (Making Cities Resilient 2030) – MCR2030, liderada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR), participou da abertura do Fórum de forma online.
“Curitiba tem tido um papel importante de participação, troca de experiências e ações de mitigação das ações climáticas no MCR 2030. A cidade é um centro de referência de boas práticas e pode levar isso à região metropolitana, pois os eventos adversos não respeitam os limites entre municípios”, destacou Cruz.
Planejamento
Segundo o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, Curitiba conta com excelente planejamento. “Temos protocolos estabelecidos para todos os tipos de eventos adversos. O município tem trabalhado em diferentes frentes, inclusive na prevenção com o monitoramento climático. O objetivo é estar preparado e saber o que fazer em um momento de crise”, disse.
Forúm
Aberto ao público, o evento organizado pela Defesa Civil de Curitiba contou com a participação de municípios vizinhos e até de outros estados. Ao longo do dia, foram ministradas palestras e discutida a temática.
A carta aberta Curitiba 330 anos foi elaborada com sugestões dos participantes do Fórum para o fortalecimento da governança e das ações integradas. O documento deve ser encaminhado aos gestores dos municípios participantes.
Participaram o coordenador da Defesa Civil de Curitiba e organizador do evento, Nelson Ribeiro; o secretário municipal de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Leverci Silveira Filho; os secretários municipais de Ordem Pública dos municípios de Campo Largo, Mandirituba e Almirante Tamandaré; o representante da Defesa Civil de Santa Catarina, capitão Gulin; e administradores das regionais da Prefeitura.