O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, definiu, no dia 6, segunda-feira, em reunião no gabinete, os nomes dos três vereadores para compor a liderança do Executivo Municipal na Câmara de Vereadores. Ex-presidente da Câmara, o vereador Serginho do Posto (PSD) foi escolhido para a função de líder do prefeito na Casa Legislativa. O vereador Jasson Goulart (Republicanos) é o primeiro vice-líder e a vereadora Rafaela Lupion (PSD) a segunda vice-liderança.
A liderança de Governo na Câmara é a função confiada a um vereador geralmente escolhido pelo prefeito para representar seus interesses nas discussões do Legislativo. O líder norteia a discussão e a votação de projetos, além de participar de articulações políticas entre os dois Poderes (Executivo e Legislativo).
“Acabei de definir, acompanhado do meu secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, os meus líderes na Câmara, quem vai defender a Prefeitura, cuidar da base e do encaminhamento dos projetos para a gente conduzir Curitiba nos próximos quatro anos”, disse Pimentel.
“O meu líder será o vereador Serginho do Posto, ex-presidente da Câmara, começando o sexto mandato de vereador com muito trabalho. O primeiro vice-líder, Jasson Goulart, foi o vereador mais votado de Curitiba na última eleição, com mais de 20 mil votos. E a segunda vice-líder, pela primeira vez na história, será uma mulher, a vereadora Rafaela Lupion, do PSD, meu partido”, complementou.
Relação democrática
O secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, destacou a relação democrática e a representatividade dos vereadores escolhidos pelo prefeito para defender as pautas do município. “Os vereadores escolhidos vão defender a Prefeitura Municipal de Curitiba, os projetos, as mensagens, as pautas que nós discutimos, debatemos e votamos democraticamente. Apesar de serem poderes independentes, nós trabalhamos com afinidade, com bom diálogo com a Câmara, para que a gente possa ter a aprovação dos projetos principais que vão ter impacto direto na vida das pessoas”, explicou Fachinello.
Diálogo aberto
Para o vereador Serginho do Posto, a escolha dele como líder do prefeito na Câmara significa a continuidade do diálogo e do compromisso com a cidade. “Acredito na gestão do prefeito Eduardo Pimentel. Nós vamos levar as mensagens do Executivo ao Legislativo de forma responsável e de forma concreta aos projetos que pretendem serem aprovados pela Câmara (de Vereadores). É (a escolha dos três vereadores) a manutenção de um diálogo que já existe. Principalmente na intenção do diálogo, uma forma muito transparente da relação. Pois a gente sempre respeita os poderes, mas leva esta consistência do trabalho aos projetos que serão apresentados para a população de Curitiba”, afirmou o parlamentar.