Eduardo Pimentel assina carta-compromisso com prefeitos argentinos e fortalece intercâmbio para ações conjuntas

Eduardo Pimentel assina carta-compromisso com prefeitos argentinos e fortalece intercâmbio para ações conjuntas

Eduardo Pimentel
O documento define a cooperação para projetos futuros ligados a planejamento urbano, mobilidade, uso de energias limpas, mitigação de efeitos das mudanças climáticas, desenvolvimento e gestão de políticas públicas

Curitiba vai estreitar o relacionamento internacional com cidades argentinas que participam da Fundação Universitária do Rio de La Plata (Furp). No dia 20, quinta-feira, o prefeito Eduardo Pimentel recebeu uma comitiva de seis prefeitos argentinos e assinou a carta-compromisso entre a Prefeitura de Curitiba e a Fundação.

O documento define a cooperação para o desenvolvimento de projetos futuros ligados ao planejamento urbano; ações em conjunto relacionadas à mobilidade urbana e uso de energias limpas; compartilhar experiências para mitigar os efeitos das mudanças climáticas; e atuar em sintonia para o desenvolvimento e gestão de políticas públicas.

“Queremos ser parceiros de vocês da Fundação do Rio da Plata, contem conosco. Nossa intenção é sempre trocar informações e ideias com vocês. Somos todos amigos sul-americanos”, disse o prefeito.

Eduardo destacou projetos urbanos em andamento na cidade, a nova licitação do transporte público que vai acontecer neste ano e os cuidados com o meio ambiente. “Estamos trabalhando muito forte pela cidade e queremos sempre fortalecer as parcerias internacionais”, explicou.

O presidente da Fundação Universitária do Rio de La Plata, Francisco Quintana, falou da importância da assinatura da carta-compromisso. “Queremos dar continuidade às parcerias que vínhamos fazendo com Curitiba. Temos muito interesse pela cidade e pelos projetos urbanos e ideias que nascem aqui”, falou Quintana.

 

Comitiva

A comitiva argentina era formada pelos prefeitos de Gualeguaychú (província de Entre Rios), Mauricio German Davico; de Tigre (Buenos Aires), Julio César Zamora; de Lujan de Cuyo (Mendoza), Andrés Estaban Allasino; de Almirante Brown (Buenos Aires), Mariano Cascallares; de Londres (Catamarca), Roberto Anibal Rodríguez; e de Pinamar (Argentina), Juan Ibarguren; pelo gerente corporativo da Pan American Energy, Pablo Abiad; pelo gerente de Assuntos Institucionais da Telecom, Ramón Arellano; pela coordenadora da Furp, María Sofia de Hagen; pelo cônsul-geral da Argentina em Curitiba, Eduardo Leone; e pelo cônsul-adjunto da Argentina em Curitiba, Alejandro Ocampo.

A comitiva argentina fica em Curitiba até domingo (23). “Sempre somos muito bem-recebidos aqui na cidade. Todos que conhecem Curitiba gostam daqui e levam boas experiências para casa”, disse o cônsul-geral da Argentina em Curitiba, Eduardo Leone.

O assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, afirmou que a assinatura da carta-compromisso é um avanço para todas as cidades envolvidas. “Esse documento fortalece ainda mais os laços entre Curitiba e as cidades argentinas da região do Rio da Plata”, disse Feijó.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress