A Gazeta Cidade de Pinhais: Como o senhor avalia o calendário em comemoração ao aniversário de 33 anos de Pinhais? Trouxe um retorno positivo à população?
Presidente Pioco: Foi muito positivo. Não houve somente eventos e shows, mas muitas entregas e lançamentos de obras e ações em benefício da população. Ficamos felizes em ver a população contemplada com obras e serviços. A Unidade de Saúde do Perneta está quase com a obra finalizada, houve o início da obra da Unidade do Jardim Cláudia e do Esplanada. Os shows foram algo maravilhoso para o povo, também. A troca de uma nota fiscal de qualquer valor obtida no comércio do município possibilitou o acesso democrático aos shows e movimentou a economia local com um montante de quase R$1,5 milhão.
A Gazeta: E o Justiça no Bairro, como foi?
Presidente Pioco: Foi sensacional, bateu recorde de público. Muitos serviços para a população, a exemplo de orientação jurídica, segunda via de documentos, obtenção de certidões, chipagens de animais, orientação nas secretarias…
A Gazeta: E sobre a parceria da Casa com a Prefeitura, o que o senhor tem a dizer?
Presidente Pioco: É ótima e muito comprometida. A Casa sempre estará apoiando tudo o que for bom para a cidade e o povo. Costumo brincar com a prefeita que ela é ligada no 220 e anda mais que ônibus interbairros. Uma guerreira que começa a trabalhar às oito da manhã e não tem hora pra chegar em casa. Os projetos da Prefeitura costumam ser muito bem elaborados, muito pé no chão, tudo com previsão orçamentária, feitos com muita responsabilidade. E a Casa tem total abertura para tirar dúvidas, esclarecer em todos os detalhes com a prefeita e secretários.
A Gazeta: Quê projetos recentes o senhor destaca?
Presidente Pioco: Nesta semana, está chegando a Casa o projeto do REFIP 2025, de refinanciamento das dívidas tributárias. E neste ano vem com a novidade de conceder 100% de desconto para pagamento à vista ou podendo ser parcelado até três vezes. Hoje, dia 8 de abril, à tarde, temos a entrega da viatura da Guarda Municipal da Patrulha Maria da Penha, de enfrentamento à violência doméstica, um reforço importante no aprimoramento das políticas públicas de proteção a mulher. A viatura está no plano de governo da Prefeitura. Bem como a obra do CRAS Norte, na Vila Amélia, cuja pedra fundamental foi lançada hoje de manhã. E ainda tivemos, dentro do calendário de comemoração, a inauguração do novo CRAS Oeste, que foi ampliado e modernizado para levar mais conforto aos usuários e servidores. E tudo isso tem sido aprovado pela Câmara, que dá esse respaldo para a Prefeitura poder executar. Sem o apoio do Poder Legislativo, o Poder Executivo fica de mãos atadas.
A Gazeta: Algum projeto de sua autoria que gostaria de salientar?
Presidente Pioco: Sim, justamente hoje, 8 de abril, está fazendo um ano que a Linha Saúde entrou em operação no município. Foi o atendimento a um Projeto de Indicação de minha autoria apresentado no final de 2023. Depois de uma luta que iniciou em 2017, quando protocolei o primeiro pedido junto a antiga Comec para implantação da linha. Houve uma negativa neste primeiro pedido, assim como aos pedidos que protocolei em 2021 e 2023. Então, fui conversar com a prefeita, fiz o Projeto de Indicação e, dois meses depois de estudos da Prefeitura, a Linha Saúde estava implantada, custeada exclusivamente pela Prefeitura. A Linha Saúde já beneficiou quase 7 mil pessoas, fazendo o itinerário de Pinhais até os hospitais de Campo Largo que fazem o atendimento nas consultas em especialidades. Ir de ônibus, na linha comum, estava se tornando inviável para a população pois, as consultas iniciam às sete horas, e pelo horário que o ônibus sai daqui, não se consegue chegar a tempo. Uma corrida de carro de aplicativo costuma sair muito cara. A Linha Saúde funciona de segunda a sexta-feira, fazendo duas saídas, às cinco horas e trinta minutos, para consultas iniciadas às sete horas da manhã e às onze horas, para as consultas à tarde. A volta é às 16 horas. Tudo gratuito para a população. Inclusive, o agendamento por Whatsapp possibilita que se reserve assento para um eventual acompanhante do paciente, com o intuito de ninguém faça o percurso em pé. É uma vitória conquistada para a população.
A Gazeta: O senhor acaba de assumir a presidência da Câmara Municipal de Pinhais. Quais mudanças e novidades pretende trazer?
Presidente Pioco: Vamos trazer melhorias e modernidade. Temos um concurso público previsto, que terá vagas de Ensino Médio e, também, para jornalista e advogado. Vamos fazer algumas melhorias, investimentos nas instalações, a exemplo do auditório do plenário, que ganhará, inclusive, um ar-condicionado. A ideia é utilizar o auditório do plenário para as formaturas dos alunos da rede municipal de ensino. Um ar-condicionado vai garantir mais conforto à população, também, que vem assistir nossas sessões em plenário, audiências públicas e demais eventos.
A Gazeta: E o relacionamento com a oposição na Casa?
Presidente Pioco: Tem sido tranquilo. Respeitamos as opiniões e o trabalho deles. Há um debate respeitoso. E os dois vereadores de oposição, de modo geral, não têm deixado de apoiar projetos importantes da Prefeitura por que eles sabem que beneficiam a população e o município.
A Gazeta: Quais as expectativas para este segundo mandato da prefeita Rosa Maria?
Presidente Pioco: Há muitas obras e projetos ainda por vir. A começar pelo novo Hospital, que colocará o município num novo patamar na saúde pública. A prefeita tem feito um belo trabalho. Acredito que sua gestão será histórica. Cheguei em Pinhais com cinco anos de idade, em 1979. De lá para cá, houve um desenvolvimento impressionante. Nem se compara com os dias de hoje. Ia para escola em ruas de terra, estudava em escola de madeira. Postinho de saúde era longe para tomar vacina. E só havia o autódromo, o Carrefour e o extinto Shopping Pinhais com a pista de BMX como locais de turismo e lazer. Todos os prefeitos deram sua contribuição, mas acredito que o pontapé inicial começou com o então prefeito Luiz Cassiano e, depois, com o Luizão, a Marli e agora com a gestão da Rosa Maria, que tem cumprido o plano de governo com grande competência e responsabilidade. Nosso querido povo de Pinhais pode esperar de nós muito trabalho. Pois, queremos o melhor para a população.