O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está perto de concluir a duplicação da Rodovia dos Minérios (PR-092) entre Curitiba e Almirante Tamandaré. Com prazo final para 18 de setembro, o trecho de 4,74 quilômetros está recebendo os últimos serviços antes da liberação de todas as pistas. O investimento é de R$ 112.753.714,29.
Atualmente as frentes de trabalho estão concentradas em finalizar os encaixes dos novos viadutos ao eixo central, construindo uma passarela e concluindo a ligação da última ponte à rodovia, no trecho variante. Devido a estes serviços, o trecho ainda conta com desvios para as vias marginais ou com tráfego em apenas duas pistas.
Também estão em execução dispositivos do sistema de drenagem de águas, e contenções de taludes de aterros. Na sequência serão concluídas a sinalização horizontal, sinalização vertical e a instalação de dispositivos de segurança.
TRECHO
A obra começa um pouco antes do viaduto do Contorno Norte de Curitiba (PR-418) e segue até o perímetro urbano de Almirante Tamandaré. A pista central é executada em pavimento rígido de concreto, e as vias marginais, em ambos os lados, são de pavimento flexível asfáltico, em segmentos descontínuos.
Ela conta também com 10 pontes em cinco localidades e quatro viadutos em dois pontos, ou seja, são estruturas paralelas, não interligadas, cada uma atendendo um sentido de tráfego da rodovia. Estão incluídos no projeto, ainda, a implantação de ciclovia e passeios, melhorias ambientais e serviços complementares.
Após a entrega da duplicação, permanecerá no trecho somente uma frente de trabalho finalizando a nova iluminação pública do trecho, com instalação de fiação elétrica e luminárias em novos postes.
SOLUÇÕES
A obra teve início no final de 2019, tendo sido marcada por uma série de desafios, como o grande volume de desapropriações e soluções desatualizadas, sendo finalmente resolvidos em 2024, após uma revisão geral do contrato.
Diversas soluções iniciais de projeto foram revistas e substituídas por outras mais adequadas à realidade do trecho, mantendo ou melhorando a funcionalidade da obra. O projeto original foi elaborado em 2014 e depois doado ao Governo do Estado, que licitou a obra em 2017. Somente em 2019, no começo da atual gestão, a obra foi finalmente contratada, após judicialização da licitação pelas participantes.
Desde abril deste ano a obra foi retomada com ritmo inédito, visando cumprir o novo prazo contratual e finalmente entregar a duplicação aos moradores e condutores de longa distância.
A Rodovia dos Minérios recebe diariamente um grande volume de tráfego, inclusive de caminhões pesados, circulando entre Curitiba e Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Cerro Azul e a região do Vale do Ribeira.