O município de Doutor Ulysses é o mais novo integrante do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol). A entrada do 25º município da Região Metropolitana de Curitiba no consórcio foi aprovada na terça-feira, dia 18, durante a 54ª Assembleia Geral do Conresol.
A reunião aconteceu no Salão Brasil, da Prefeitura de Curitiba, e contou com a presença de 14 prefeitos, vice-prefeitos e secretários de cidades da região metropolitana.
Além da entrada de Doutor Ulysses, a assembleia também aprovou a revogação da concorrência 001/2019, que é o edital de licitação para implantação do Sistema Integrado e Descentralizado de Tratamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos. Outro ponto decidido pelos prefeitos é a continuidade do processo de credenciamento para o tratamento dos resíduos sólidos dos municípios que integram o Conresol.
O prefeito de Curitiba e presidente do Conresol, Rafael Greca, explicou que a entrada de Doutor Ulysses no consórcio despertou o interesse do prefeito de Cerro Azul, Patrik Magari, para que a cidade também faça parte do grupo. “Isso vai facilitar e baratear o transporte dos resíduos sólidos dos dois municípios, que são vizinhos”, disse Rafael Greca.
O prefeito de Cerro Azul acompanhou toda a 54ª Assembleia Geral do Conresol e ao final conversou com a secretária municipal de Meio Ambiente de Curitiba, Marilza do Carmo Dias, com a secretária-executiva do Conresol, Rosamaria Milléo Costa, e com o assessor jurídico do Conresol, Luis Fernando da Silva Lamaur, para ver a documentação necessária para o ingresso.
“Ficamos muito felizes com a entrada de Doutor Ulysses e agora também com o interesse de Cerro Azul de participar do Conresol. Toda aquela região será beneficiada ao trabalharmos juntos”, explicou a secretária municipal do Meio Ambiente de Curitiba, Marilza do Carmo Dias.
Legado para o futuro
Com a aprovação da continuidade do processo de credenciamento para o tratamento dos resíduos sólidos dos municípios que integram o Conresol, o prefeito Rafael Greca explica que o consórcio dá mais um importante passo visando um futuro melhor para as cidades da região metropolitana.
“Esse credenciamento é uma espécie de legado que prefeitos como eu, que vão terminar o mandato e não podem mais ser reeleitos, vão deixar para as próximas administrações. Nós estamos entregando um modelo de tratamento de lixo para toda a região metropolitana. É um momento histórico”, definiu Greca.
O prefeito de Campina Grande do Sul, Bihl Elerian Zanetti, também afirmou que o trabalho em conjunto do Conresol fortalece cada um dos 25 municípios que integram o consórcio.
“Esse olhar com cuidado que vocês estão tendo no presente e para o futuro da nossa região metropolitana é muito importante. Os estudos técnicos que estão sendo feitos nos dão uma segurança para seguirmos em frente. Quero também agradecer a condução dos trabalhos que é feita pelo presidente do Conresol, o prefeito Rafael Greca”, disse Zanetti.
Conresol
O consórcio é formado por Curitiba e 24 municípios da região metropolitana e é responsável pela organização da gestão do sistema de tratamento e destinação dos resíduos sólidos. Abrange uma área de mais de 12 mil quilômetros quadrados, com 3,4 milhões de habitantes.
Fazem parte do grupo: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Mandirituba, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Tunas do Paraná.