Dois novos desembargadores tomam posse no Tribunal de Justiça do Paraná

Dois novos desembargadores tomam posse no Tribunal de Justiça do Paraná

novos desembargadores
Kennedy Josué Greca de Mattos e Antonio Franco Ferreira da Costa Neto assumiram o cargo mais alto da magistratura estadual

Em sessão solene no Tribunal Pleno, dois novos desembargadores tomaram posse no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) no dia 12, sexta-feira. Kennedy Josué Greca de Mattos e Antonio Franco Ferreira da Costa Neto foram promovidos ao mais alto cargo da magistratura estadual. A cerimônia de posse foi transmitida no canal do TJPR no YouTube. Os dois empossados prometeram cumprir com honra e retidão suas funções, seguindo a Constituição e as leis do país.

O desembargador Kennedy Josué Greca de Mattos foi promovido pelo critério de antiguidade e ocupa a vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Maria José de Toledo Marcondes Teixeira. “É hora de – como se eu fosse um menino começando tudo novamente – olhar para frente e planejar tudo o que ainda existe para ser feito. Nunca me imaginei fazendo outra atividade, a não ser a de ser juiz. Então, vou adiante com o mesmo compromisso assumido há 32 anos quando iniciei na magistratura. Peço a Deus sabedoria, energia e coragem para poder proferir decisões justas e adequadas”, declarou o novo desembargador.

Antonio Franco Ferreira da Costa Neto foi promovido pelo critério de merecimento e ocupa a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Jorge Wagih Massad. “Tomar posse como desembargador é uma realização recheada de muitas lembranças e desafios. Exige-se muito trabalho e dedicação. Comprometo-me a continuar lutando sempre por uma justiça cada vez mais livre, ágil e solidária”, afirmou o magistrado.

 

Trajetória

Em seu discurso, o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, relembrou e valorizou a trajetória dos dois empossados na magistratura. “Caros colegas Kennedy e Antonio Franco, dar-lhes posse marca indelevelmente minha vida, a vida de vocês e a história desta honorável Corte, que passa a contar com dois valorosos desembargadores em seu quadro, e tenho certeza de que tudo farão para honrar e dignificar a toga que envergam na promoção da justiça para o povo paranaense”, declarou o chefe do Poder Judiciário estadual.

 

Carreira

O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior, também exaltou a carreira dos novos desembargadores: “É uma caminhada de quase três décadas dos nossos empossados, feitas com muita ética, muito trabalho e muita responsabilidade. Tanto o Antonio quanto o Kennedy sempre se doaram muito mais do que receberam para a sociedade paranaense, para os jurisdicionados. Sempre humildes, honestos e cientes do seu papel como magistrados.”

Com a posse, o TJPR passa a ter 127 das 130 vagas de desembargadores ocupadas.

Compuseram a mesa de honra da cerimônia, juntamente com o presidente do TJPR, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; o procurador-geral do Estado do Paraná, Luciano Borges; a desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, representando o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região; o desembargador federal Luis Fernando Wowk Penteado, representando o Tribunal Regional Federal da 4ª Região; o secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR), Henrique Gaede; a subprocuradora-geral de Curitiba, Rosa Maria Alves Pedroso; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Frederico Mendes Júnior; e o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Marcel Ferreira dos Santos.

 

Currículos

O desembargador Kennedy Josué Greca de Mattos foi promovido pelo critério de antiguidade, enquanto o desembargador Antonio Franco Ferreira da Costa Neto foi promovido pelo critério de merecimento. As promoções decorrem das aposentadorias da desembargadora Maria José de Toledo Marcondes Teixeira e do desembargador Jorge Wagih Massad.

Nascido em Capanema, no Paraná, Kennedy Josué Greca de Mattos cursou Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), fez especialização na Universidad Pablo de Olavide, da Espanha, além de Mestrado e Doutorado em Direitos Fundamentais e Democracia no Centro Universitário Autônomo do Brasil. Foi nomeado juiz substituto do TJPR em 1992, atuando inicialmente em Laranjeiras do Sul. Como juiz de Direito, exerceu a magistratura nas comarcas de Dois Vizinhos, Pato Branco, Cascavel, Ponta Grossa e Curitiba. Tornou-se juiz de Direito substituto em 2015. Desde 2022, atuava como juiz de Direito substituto em 2° grau perante a 2ª Câmara Criminal.

Antonio Franco Ferreira da Costa Neto nasceu em Curitiba e cursou Direito na Faculdade de Direito de Curitiba (FDC). Ingressou na carreira da magistratura como juiz substituto do TJPR em 1998, atuando inicialmente em Santo Antônio do Sudoeste e Paranaguá. Como juiz de Direito, atuou nas comarcas de Coronel Vivida, Paranaguá, Guarapuava, Campo Largo e Curitiba. Em 2011, foi designado o 1º ouvidor-geral da Justiça junto à recém-instalada Ouvidoria-Geral do Tribunal. Também já foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça e juiz auxiliar da Presidência do TRE-PR. Desde 2023, atuava como juiz auxiliar da Presidência do TJPR.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress