Neste último trimestre de 2019, de acordo com os números divulgados no balanço realizado pelas forças policiais que integram o projeto nacional de combate à violência e criminalidade implantado em São José dos Pinhais, a cidade apresenta redução significativa nos índices municipais em relação ao mesmo período do ano passado.
Na sexta-feira, dia 13, forças policiais que integram as ações realizadas em São José dos Pinhais, através do ‘Projeto Nacional Em Frente Brasil – Políticas Públicas Integradas para um País Seguro’, do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Governo Federal, divulgaram, em coletiva de imprensa, o resultado obtido pela força-tarefa integrada que atua no município há 3 meses, desde a implantação do projeto que aconteceu no dia 30 de agosto deste ano.
A coletiva foi realizada no período da manhã na Usina da Música da cidade e reuniu representantes dos órgãos de Segurança que participam das operações policiais formada pela Guarda Municipal, Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, além de integrantes da Força Nacional, do Governo Federal.
No último trimestre de 2019, o balanço das operações em conjunto mostra que, em comparação ao mesmo período de 2018, o número de roubos nas áreas estabelecidas pelo programa diminuiu em 32%, a redução de furtos foi de 36% e o número de homicídios, nos três últimos meses, conforme o balanço divulgado apresentou queda de 28%, quando comparado com o mesmo período do ano passado.
A apreensão de drogas no município também aumentou com a aplicação do projeto. De acordo com o balanço divulgado, nos últimos três meses as operações policiais apreenderam na cidade 52% a mais de entorpecentes em relação ao mesmo período de 2018.
O percentual apresentado é da Coordenadoria da força-tarefa do projeto ‘Em Frente Brasil’, representado na coletiva pelo oficial de Planejamento do 17º Batalhão, major Galeski.
O secretário municipal de Segurança, Fabiano da Rosa, comentou sobre o balanço trimestral das ações integradas realizadas na cidade. “O resultado das ações promovidas pelo projeto nacional de combate à violência e criminalidade em São José dos Pinhais, apresenta um bom resultado. A cidade está ainda mais segura através da integração das forças policiais que trabalham em conjunto para proteger cada vez mais o cidadão e a queda dos indicadores municipais em relação a roubos, furtos e homicídios, apuradas pelas instituições policiais que participam do projeto na cidade, prova isto”, disse o secretário.
Até o momento, a força-tarefa que promove o policiamento ostensivo na cidade realizou – através da Força Nacional – 8 mil abordagens, a delegacia de São José dos Pinhais expediu e cumpriu 155 mandados de prisão e há 40 dias a delegacia não registra homicídios.
Segundo a Força Nacional, que atua em conjunto nas operações, outras 60 pessoas foram presas em flagrantes e mais de 10 veículos com registro de roubos foram recuperados nas ações policiais integradas.
Após dois meses de campanas e investigação, na manhã da sexta-feira, dia 13, uma operação deflagrada pela Polícia Civil no bairro Independência decretou, através do projeto, a prisão de quatorze pessoas vinculadas ao tráfico de drogas e homicídios.
A boa relação com o Governo do Estado e a situação fiscal regular de São José dos Pinhais, que apresenta queda dos indicadores de criminalidade, além da harmonia entre parcerias das forças de segurança (PM-PR / Polícia Civil / Polícia Rodoviária Federal / Guarda Municipal) são alguns dos fatores que resultaram na escolha do município para participar do ‘Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta’ com a implantação do projeto ‘Em frente Brasil – Políticas Públicas Integradas para um País Seguro’, do Governo Federal.