Dia 15 de dezembro, a partir das 10h, para celebrar a data mais aguardada do ano, a Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Laze, realizará o “Natal no Parque”. Música, vivências terapêuticas, gastronomia, brinquedos de lazer com monitores, exposição de carros e bicicletas antigas, e a exposição “Yai: Seres Invisíveis”, da artista gráfica piraquarense Kah Duarte, poderão ser apreciados nos espaços do Parque das Águas Jacob Simião. Haverá, também, food trucks nas imediações, com toda infraestrutura anexa (mesas, cadeiras, cobertura e banheiros).
O “Natal no Parque” é um evento alusivo ao Natal pensado para todos, especialmente para as famílias. É uma grande ação cultural que estará acessível à população ao longo do dia e parte da noite. Além das apresentações e exposições, serão disponibilizados diversos brinquedos de recreação às crianças e diversas atividades para públicos de todas as idades, gratuitamente.
No anfiteatro do Parque das Águas acontecerão as apresentações musicais, que terão início às 14h, com abertura de músicos do projeto “Noite da Tertúlia”, no total de três atrações. Na sequência o guitarrista e violonista Jhonatan Lopes trará repertório composto por clássicos da música brasileira de amplo escopo temporal, em formato solo.
Logo após, sobe ao palco a banda piraquarense Jazz Pras 5. O trio apresentará versões de clássicos do jazz, de Dave Brubeck Quartet a Herbie Hancock. O grupo é um power trio formado por músicos virtuosos, com sonoridade de muita personalidade e interpretações inspiradas e vigorosas.
O grupo Virtude Íntegra é um grupo curitibano de rap, criado em 2017, que trará um pouco da cultura hip hop para o “Natal no Parque” deste ano. Atualmente é formado por NegoZero, MC LD XM, Thelxie e Ferreiro, todos integrantes da Organização Conteúdo Sabível (OCS). O VI promete apresentar músicas cheias de conteúdo, musicalidade e muita informação.
A banda In The Rosemary Dreams apresenta canções autorais, com levadas de post rock, rock progressivo, soul e indie. Reúne, portanto, as mais variadas influências com muita autenticidade nas composições. Ou, como a própria banda se descreve na fan page do Facebook: “Visando desconstruir fórmulas óbvias, adotando andamentos pouco ortodoxos e contínuas mudanças rítmicas e melódicas, a banda […] faz o ouvinte transitar entre os mais variados ambientes sonoros”.
A In The Rosemary Dreams surgiu em 2014, formada pelo baterista Alexander Medina, o baixista Zarce Matos e o guitarrista/vocalista Anderson Lima, que já tocaram juntos entre 2005 e 2012. O trio venceu o prêmio de melhor banda do V Festival de Música de Piraquara em 2014, participou do Corredor Cultural de Curitiba em 2015 e fez outras apresentações pela cidade.
A Academia da Viola é um movimento que teve início em 2016, no bairro Weissópolis, em Pinhais. Com o objetivo de ensinar a viola caipira, reunir os amantes do instrumento e, assim, manter viva a essência sertaneja e o legado cultural deste gênero musical brasileiro. O professor Valdir Donisete Ferreira foi o criador do espaço e do grupo musical que tem reunido cada vez mais adeptos ao aprendizado e seguidores da música de raiz.
Para o show do “Natal no Parque”, no anfiteatro do Parque das Águas, dia 15 de dezembro, a Academia da Viola trará algo em torno de 25 músicos – a maioria violeiros, naturalmente, mas o grupo também conta com o apoio de um baixista, três violonistas e um percussionista. E além deste instrumental poderoso, a Academia da Viola é um grande coro, com vozes na interpretação dos grandes clássicos da música sertaneja brasileira de raiz.