Dirigir com o braço para fora do veículo é hábito comum, mas proibido e perigoso

Dirigir com o braço para fora do veículo é hábito comum, mas proibido e perigoso

braço para fora do veículo
Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico alerta riscos que esse costume traz

Nas ruas ou estradas, não é difícil encontrar motoristas dirigindo com o braço para fora da janela do veículo. Hábito comum, o ato, além de proibido pela legislação de trânsito – com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH, é muito perigoso. Isso porque em uma situação de colisão, pode causar o esmagamento do braço ou até uma amputação traumática.

Uma ocorrência do tipo aconteceu na cidade de Rio Preto, interior de São Paulo. Segundo informações do boletim de ocorrência, um homem de 55 anos estava passando com o carro por uma avenida, com o vidro aberto e o braço esquerdo para fora. Em um determinado trecho, que estava em obra, o braço do motorista atingiu uma placa de sinalização e parte da mão foi decepada.

“Em centros urbanos, há também a possibilidade de choque contra motocicletas que circulam entre os veículos”, lembra o presidente da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (TRAUMA), Dr. Vincenzo Giordano Neto.

Um trauma ou uma amputação traz graves consequências à vida de uma pessoa, ressalta o especialista. “As mãos e punhos, por exemplo, que estão totalmente expostas em uma situação dessa, têm estruturas complexas, de grande importância no corpo, pois são formados por muitos ligamentos, ossos, nervos que propiciam sensibilidade e comandam os movimentos dos músculos e tendões, além de importantes artérias que irrigam os membros”, explica.

Postura adequada e segurança

O presidente do TRAUMA ressalta que manter uma postura correta ao dirigir não só traz mais conforto, evitando dores musculares, como também ajuda a evitar acidentes.

Veja algumas dicas:

– O banco do veículo deve ter uma inclinação pequena, em torno de 100º. Encostos muito retos, após um tempo prolongado, provocam desconforto. A coluna deve estar totalmente apoiada no encosto e a altura do banco e sua aproximação em relação ao painel devem permitir que os pés alcancem os pedais sem esforço.

– Os espelhos devem permitir boa visualização, sem que haja necessidade de inclinação e rotação do tronco e da cabeça do condutor.

– Os braços devem ficar ligeiramente dobrados, pois, se muito esticados, geram dor nos ombros e pescoço.

– Os joelhos também devem ficar ligeiramente dobrados. Para aliviar a tensão ao longo do dia, o recomendado é apoiar os pés completamente no chão do veículo, sempre que possível, para um breve descanso.

– Ajustar o encosto da cabeça é muito importante, pois permite que haja uma distribuição do peso da cabeça entre o pescoço e o encosto, evitando a sobrecarga da coluna cervical e ombros. O ajuste adequado evita o chamado ‘chicote’, movimento em que a cabeça é projetada bruscamente para frente e para trás, em caso de colisão traseira do veículo, além de prevenir dores musculares.

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