Na quinta-feira, dia 23, diretores das escolas estaduais de Pinhais, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e representantes do Conseg se reuniram para debater e propor ações que minimizem os problemas relacionados às drogas e a violência nas escolas estaduais de Pinhais.
Na ocasião, o Secretário e o vice-Presidente do Conseg (Conselho de Segurança de Pinhais) fizeram uma explanação do trabalho realizado pelo Conselho no decorrer do ano. Logo após, ouviram as sugestões de cada um dos diretores presentes, bem como dos representantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Cintia Marcondes, diretora do Colégio Otília, localizado no Jardim Amélia, nos afirmou que a reunião trouxe mais união e esperança para todos os diretores. “Mesmo contando com a presença da patrulha escolar, muitas vezes uma ocorrência demora para ser atendida, devido a pouco efetivo no município. Mas, após esse encontro, temos a esperança de que as coisas melhorem”, disse.
De acordo com Cintia, alguns diretores aproveitaram para sugerir mudanças simples nos arredores das escolas, o que facilitará o combate às drogas e à violência, trazendo mais tranquilidade aos pais e alunos.
Para o 1º Tenente Mazon, responsável pelo Batalhão de Patrulha Escolar Setor Pinhais, a reunião foi muito produtiva e importantes estratégias foram traçadas em conjunto com os diretores e o Conseg. “A partir deste momento, a Polícia Militar já colocará em prática as estratégias traçadas. Estas reuniões técnicas são essenciais. Nosso papel é o de realizar uma assistência, um assessoramento aos colégios, através do patrulhamento e também atendendo aos chamados realizados por eles. Neste momento, em que o país está passando por uma crise, os problemas têm aumentado. No entanto, temos notado que em escolas onde a família esta mais próxima, acompanhando a vida escolar do filho, os índices de violência são sempre menores, assim como a incidência de crimes”, comentou Mazon.
Mauro, vice-Presidente do Conseg, disse que apesar de esta ser a primeira reunião com a presença dos diretores, Patrulha Escolar e Corpo de Bombeiros, já foi percebida a finalidade e a função do Conselho dentro da comunidade, já que o Conselho é o elo de ligação entre as forças policiais e a comunidade. “Foi possível perceber uma boa integração entre a Patrulha Escolar e os diretores, bem como o entusiasmo na busca de soluções para o enfrentamento dos problemas pertinentes às escolas do município”, afirmou Mauro.
Também representando o Conseg na reunião, o Secretário Alceu garantiu que o Conselho vai aproveitar este estreitamento das relações para participar em outras reuniões e eventos ligados às escolas, visando auxiliar cada vez mais no combate à violência.