Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua é lembrado em Pinhais

Dia Nacional de Luta da Pessoa em Situação de Rua é lembrado em Pinhais

pinhais03

 

A equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) realizou abordagens no município, informando sobre os serviços ofertados

A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu ações em menção ao dia nacional de luta da pessoa em situação de rua, celebrado anualmente no dia 19 de agosto. A equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) realizou abordagens no município, informando sobre os serviços ofertados para a população em situação de rua.

Em menção à data, foram entregues lanches e camisetas alusivas ao dia. Esta abordagem tem também o objetivo de fortalecer os vínculos e aproximar esta população das equipes da Proteção Especial da Assistência Social de Pinhais.
Os serviços ofertados pelo CREAS para a população em situação de rua são:

– O Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua: tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, fortalecimento de vínculos familiares para construção de novos projetos de vida. Oferta de documentação, banhos, acolhimento institucional, busca de familiares, encaminhamento para cursos, entre outras atividades.

– O Serviço Especializado em Abordagem Social: A abordagem realiza busca ativa que identifica nos territórios situações de rua, entre outras questões sociais. Busca a resolução de necessidades imediatas e promove a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas na perspectiva da garantia dos direitos. Busca-se construir o processo de saída das ruas e possibilitar acesso à rede de serviços e benefícios assistenciais, promover ações para reinserção familiar.

– Instituição de Acolhimento: também nos casos em que não há familiares ou os vínculos familiares estão completamente rompidos, o indivíduo pode ser encaminhado para a Instituição de Acolhimento Provisório, se esgotadas todas as possibilidades de retorno familiar e se assim for a vontade da pessoa atendida.

– Plantão Social: o CREAS oferta também o plantão noturno e nos finais de semana e em feriados. O plantão social oferta os serviços do CREAS em caráter emergencial e excepcional, devendo intervir com objetivo de interromper imediata e momentaneamente a situação de risco até que se efetive o atendimento integral pela equipe e demais atores da Rede. Este serviço é ofertado para pessoas que se encontram na rua em situação de risco a noite ou finais de semana. (pessoas em situação de rua, desorientadas, etc). Importante salientar que o Plantão não atende situações em que a pessoa apresente situação de emergência médica (ex: desmaios, crises agressivas, tentativas de suicídio, etc), nestes casos deve-se solicitar o SAMU(192). Casos de emergências de saúde com trauma, chamar o SIATE (193).

Serviço

Para o atendimento do CREAS ligue 3912-5643 (segunda a sexta-feira das 8h às 17h). Plantão social: 99206-3843 (segunda a sexta-feira das 17h às 8h, finais de semana e feriados atendimento 24 horas).

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress