Dia Nacional de Combate à Tuberculose é marcado com ação de prevenção

Dia Nacional de Combate à Tuberculose é marcado com ação de prevenção

Secretaria de Saúde realizou uma ação preventiva envolvendo os profissionais de saúde de toda a rede municipal

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Tuberculose, comemorado no dia 17 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde, por iniciativa do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou uma ação preventiva envolvendo os profissionais de saúde de toda a rede municipal.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Nelcelí Garcia, a ação objetivou chamar a atenção dos profissionais da saúde para a tuberculose. “Neste momento, que passamos por um período de pandemia da Covid-19, a atenção está voltada principalmente para este agravo; entretanto, a investigação da tuberculose é primordial para o diagnóstico precoce e tratamento oportuno,” afirma.

Na ação, foram entregues materiais informativos direcionados à população, visando alertar sobre a importância da prevenção e tratamento da doença. Os materiais seguem disponíveis gratuitamente pela rede SUS, no município, a todas as pessoas com diagnóstico positivo para a doença.

A coordenadora municipal de Epidemiologia, Alexsandra Bispo, informou que o município tem, atualmente, 22 pessoas em tratamento, incluindo os casos de quimioprofilaxia (pessoas que não desenvolveram a doença, mas entraram em contato com o bacilo M. tuberculosis).

“A tuberculose tem cura, mas ainda mata. Em Fazenda Rio Grande, não tivemos casos de óbitos esse ano, mas muitas pessoas, por ignorar os sintomas, acabam por descobrir a doença já em fase avançada, tornando dificultada a eficácia do tratamento,” diz.

A coordenadora explica ainda que a Vigilância Epidemiológica, em parceria com as unidades de Estratégia Saúde da Família e centros educacionais, tem trabalhado para a conscientização da população.

Todos os anos a tuberculose mata cerca de 1,5 milhão de pessoas no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). É uma doença infecciosa e transmissível que afeta, principalmente, os pulmões e, algumas vezes, outros órgãos.

A transmissão se dá por via respiratória, por meio da inalação de bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose pulmonar ativa.

Os sintomas da tuberculose são: tosse por três semanas, febre durante à tarde, suor noturno, emagrecimento e cansaço e em fases mais avançadas, escarro com sangue.

As pessoas que apresentarem esses sintomas devem procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para realizar a investigação da doença e receber o primeiro atendimento. O tratamento é realizado com uso da medicação por, no mínimo, seis meses sem interrupção.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress