A rotina de um conselheiro tutelar é sempre regada a muitos desafios, e para lembrar esta importante atividade, o Conselho Tutelar em parceria com o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizou evento alusivo ao Dia Nacional do Conselheiro Tutelar.
O encontro, realizado nas dependências da Secretaria de Educação, contou com a participação dos conselheiros de Pinhais e convidados. Na ocasião, a secretária de Assistência Social, Rosangela Batista da Silva, representante do Prefeito Luizão Goulart, enalteceu o papel do conselheiro. “Sabemos que este não é um trabalho fácil, vemos nestes profissionais muito empenho e entrega, pois muitas vezes deixam de estar com a família para tratar de assuntos tão delicados, mas que merecem toda atenção”, afirmou a secretária.
A presidente do Conselho Tutelar de Pinhais, Rose Maria Leite, também destacou este trabalho e as parcerias. “Este é um momento não de comemoração, mas de celebrar o trabalho dos conselheiros, uma função tão essencial. Reforçamos a importância das parcerias para efetivar esta atividade, em especial da Prefeitura de Pinhais, da Guarda Municipal e do Ministério Público”, falou a presidente.
Além das autoridades citadas estiveram presentes no evento a promotora da Infância e Juventude de Pinhais, Dra Fabia Teixeira Fritegotto Gimenez; representando a Câmara Municipal de Pinhais, a vereadora Rosa Maria de Jesus Colombo; o comandante da Guarda Municipal de Pinhais, Ari Antonio Stermer; a secretária de Educação, Andrea Franceschini; a presidente do CMDCA, Gizeli Filius; presidente da Associação dos Conselheiros Tutelares – Região Leste do Paraná, Airton de Oliveira; a Fundação Luterana de Assistência Social também esteve representada.
Diversas cidades estiveram representadas: Lapa, São José dos Pinhais, Piraquara, Porecatu, Antonina, Campo Largo, Araucária, Mandirituba, Contenda, Curitiba, Guaratuba, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Quitandinha.
Palestra
Também fez parte da programação a palestra com o Murillo José Digiá como mestre em Ciência Jurídicas, junto à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Titular da 3ª Procuradoria de Justiça Criminal, já foi promotor de Justiça em diversos municípios, integrante da Comissão Permanente da Infância, Juventude e Educação, do Grupo Nacional de Direitos Humanos.
Apresentação cultural
Os alunos do Cmei Perpétuo Socorro participaram com uma apresentação do Projeto Cantar e Encantar, com o musical Fantástico Mundo das Águas e também as crianças do Coral Infantil Fundação Luterana de Assistência Social.