A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizou o “Dia da Família”, tradicional evento de final de ano. Em 2021, em um formato diferente, por conta da pandemia, ocorreu nos CRAS e Espaço de Convivência e Cidadania (ECC). Com atividades recreativas, pensadas especialmente para as crianças, a ação também serviu para a entrega dos brinquedos arrecadados durante a Campanha Natal Solidário, a qual fez a alegria de 1.315 pequenos, atendidos pelos equipamentos socioassistenciais e instituições conveniadas.
Cada espaço teve sua programação de ações para este dia direcionada ao público inserido no SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). Além das famílias assistidas, os eventos contaram com a presença da prefeita de Pinhais, Marli Paulino; da vice-prefeita Rosa Maria; da secretária de Assistência Social, Rosangela Batista da Silva Duarte, além de diretoras e gerentes da Semas.
O CRAS Sul estruturou uma proposta que está relacionada ao universo das crianças e adolescentes. Por isso, o tema escolhido foi: “Conectados: Construindo com o Minecraft o SCFV”. Segundo a coordenadora do espaço, Luciana Anselmo, “a ideia foi de que conectados às crianças e adolescentes, junto às suas famílias, tivessem um momento de criar habilidades para resolver problemas de forma inovadora, pois o jogo Minecraft traz diversas situações em que construir um mundo pode não ser tão fácil quanto parece. Isso intensifica o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, tais como: consciência social, autoconsciência, tomada de decisão, autogerenciamento e relacionamento social”, destacou.
A coordenadora conta, também, que em decorrência da Covid-19, em 2020 e 2021, foram realizadas atividades de forma online. “Durante este período percebemos que o isolamento domiciliar aproximou as crianças e adolescentes no universo dos jogos online. O jogo Minecraft foi um dos que marcou o período de isolamento”, acrescenta Luciana Anselmo.
Já a prefeita de Pinhais, Marli Paulino, destacou que agora, especialmente, com a pandemia, proporcionar estes momentos é ainda mais especial. “Fico muito feliz em ver a alegria nos olhinhos de cada criança ao receber um presente de Natal e participar das brincadeiras. Muitas dessas famílias não têm condições de fazer isso, então o trabalho realizado pela Semas é fundamental, porque traz mais felicidade para as casas dessas pessoas”, declarou a prefeita.