No sábado, dia 19, a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde, participou da Mobilização Nacional de Vacinação contra o Sarampo para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estiveram abertas durante todo o dia e cerca de 600 doses de vacinas foram aplicadas. Até o momento, o município tem 11 casos confirmados de sarampo, 18 casos em investigação e 20 casos descartados.
“Esta é uma situação séria e que merece nossa atenção. O sarampo é uma doença infectocontagiosa, sendo transmitida por secreções das vias respiratórias, como espirro ou tosse. Então pedimos para as pessoas, mesmo que já tenham tomado a vacina e não tiver o comprovante vacinal, que tomem de novo, para aumentar o esquema de proteção”, explicou o secretário de Saúde, Dr. Antoninho Barth.
Desde o mês de julho, equipes da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Básica vem trabalhando na intensificação da vacinação contra o Sarampo, utilizando de estratégias para alcançar a meta vacinal e proteger todos contra essa doença considerada potencialmente grave.
Sobre a Campanha
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo será de forma seletiva (avaliação da situação vacinal das crianças) e dividida em duas etapas. A primeira, destinada as crianças de seis meses a cinco anos incompletos, no período de 07 a 25 de outubro.
A segunda etapa será para adultos de 20 a 29 anos e acontecerá no período de 18 a 30 de novembro, com o “Dia D” agendado para 30 de novembro.
As unidades de saúde do município estão vacinando contra o sarampo de segunda a sexta-feira no horário das 7h às 16h45.