Detran amplia oferta de serviços pela internet

Detran amplia oferta de serviços pela internet

Entre estes procedimentos estão alteração de endereço, recursos de multas estaduais, recurso de suspensão e cassação de Carteira Nacional de Habilitação e agendamento de curso de reciclagem

Novos serviços do Departamento de Trânsito do Paraná pela internet já estão disponíveis para a população paranaense a partir de terça-feira (25), com o lançamento da nova fase do sistema Detran Fácil, que desde 2011 oferece serviços online de habilitação e veículos.

Agora, estão disponíveis serviços online que antes só podiam ser feitos de forma presencial por exigirem comprovação de identidade. Entre estes procedimentos estão alteração de endereço, recursos de multas estaduais, recurso de suspensão e cassação de Carteira Nacional de Habilitação e agendamento de curso de reciclagem.

“O Detran Fácil integra diversos serviços com maior demanda por parte dos usuários e novas funções serão incorporadas ao longo do tempo. A ideia é justamente facilitar a vida do cidadão e evitar o deslocamento até uma sede física. Temos a expectativa que, nesta nova fase, o número de serviços feitos pela internet dobre na comparação com 2013”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

A nova plataforma permitirá ainda que o usuário mantenha seu cadastro sempre atualizado e que o Detran entre em contato via email e mensagem SMS, avisando sobre vencimento da habilitação, andamento de processos e resultados de provas e exames. Outra novidade é que o usuário poderá se conectar via redes sociais, como Facebook, Twitter e Google+.

SEGURANÇA

Para ter acesso às novas funções, o Detran Fácil precisará da comprovação de identidade do proprietário do veículo, que deve ser feita mediante autorização presencial – uma única vez, em uma unidade física do Detran Paraná. O usuário preenche, imprime e assina uma autorização que permite o acesso ao banco de dados e o uso da aplicação, comprovando sua identidade.

Toda segurança será realizada por tecnologia já utilizada por sistemas bancários em suas aplicações via internet, garantindo a confiabilidade do processo de identificação.

“Quando os bancos criaram os sistemas online os clientes passaram pelo mesmo processo. É uma garantia, uma segurança ao usuário e à instituição”, destaca o coordenador de tecnologia do Detran, Rafael Benvenucci.

PLATAFORMAS

O Sistema do Detran envolve o site, terminais de autoatendimento e TV Digital. Além das novas funções, o Detran Fácil tem outros seis serviços disponíveis: segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, segunda via do documento do veículo (CRLV), Permissão Internacional para Dirigir, Renovação Automática da CNH, extrato de débitos do automóvel, pontuação da CNH e consulta de envio do licenciamento anual.

Em junho de 2014, o sistema atingiu a marca de um milhão de serviços realizados. Desde o lançamento, em maio de 2011, 1.347.737 pessoas deixaram de ir aos balcões de atendimento do Detran, diminuindo a burocracia nos processos e reduzindo em até duas horas o tempo de espera em algumas unidades da autarquia.

O uso da internet para solucionar problemas e realizar processos do Departamento cresceu consideravelmente. Em 36 meses, o aumento foi de mais de 800%, de acordo com a Coordenadoria de Tecnologia de Informação do Detran.

A média mensal de acessos subiu de forma gradativa. No primeiro ano eram cerca de 6 mil serviços solicitados por mês. Em 2012, o número dobrou e chegou a 13 mil. Em 2013, triplicou e somou 39 mil. Em 2014, já são mais de 60 mil acessos mensais.

“As pessoas não querem perder tempo, confiam nos serviços online e já estão acostumadas a fazer compras, transações bancárias e até marcar consultas médicas pela internet. O poder público tem que acompanhar, é uma realidade irreversível”, reforça o diretor de Tecnologia do Detran, Hugo Collodel.

SERVIÇOS

Em alguns casos, os serviços online já respondem por mais da metade do total de processos, superando a modalidade presencial. Na Emissão da Carteira de Habilitação definitiva, por exemplo, o Detran Fácil atendeu 57% do 698.259 documentos emitidos desde 2011.

Dos motoristas que solicitaram a Permissão Internacional para Dirigir (PID) no período, mais de 71% usaram a internet. Na segunda via da habilitação, 49,5% dos processos foram digitais e não exigiram deslocamento dos condutores.

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