O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargador José Laurindo de Souza Netto, foi eleito, no dia 4 de novembro, quinta-feira, presidente do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil. A eleição da nova cúpula ocorreu durante o 120° Encontro do Conselho de Tribunais de Justiça, que aconteceu entre os dias 3 a 5 de novembro, no Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), em Recife.
O desembargador José Laurindo destacou a importância do Conselho para o âmbito do trabalho dos tribunais de todo o país: “Este é mais um passo na consolidação do trabalho que estamos desenvolvendo, frente ao TJPR, sendo reconhecido em todo o país. A integração entre os tribunais é de extrema importância em meio a devastação causada pela pandemia e aos reflexos sociais deixados por ela. O Judiciário precisa estar unido e preparado para os desafios que vêm pela frente, na garantia dos direitos de todos os cidadãos deste país.” A posse do novo presidente será realizada no dia 10 de janeiro de 2022.
Além do presidente, a nova cúpula do Conselho será composta pelo: desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, do TJRJ, no cargo de vice-presidente; pelo desembargador Edson Ulisses de Melo, do TJSE, como secretário de Relacionamento Institucional; e pela desembargadora Waldirene Cordeiro do TJAC, que atuará como secretária de Cultura.
Sobre o Conselho
O Conselho dos Tribunais de Justiça, fundado em 9 de outubro de 1992, em Belo Horizonte –MG, sob a denominação de Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, é uma associação civil, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, integrada pelos Presidentes de Tribunais de Justiça Estaduais.