No coração da Serra do Mar, o Santuário Nhundiaquara — resort ecológico de 400 hectares localizado em Morretes, a apenas 68 km de Curitiba — abre uma nova experiência de conexão com a natureza: almoços especiais aos domingos, com um cardápio exclusivo assinado pela chef Letícia Krause, da Roman Gastronomia. O novo restaurante, que deve movimentar a paradisíaca cidade paranaense, estreia oficialmente neste domingo de Páscoa, dia 20 de abril.
A proposta, elaborada pela Planeta Brasil Entretenimento, é uma celebração dos sabores da Mata Atlântica. A cada domingo, os visitantes poderão vivenciar uma imersão culinária em que ingredientes nativos da floresta ganham protagonismo em pratos criativos e autorais. O menu, elaborado com o frescor da biodiversidade local, valoriza a matéria-prima da região e propõe uma reconexão com as raízes do território. Clássicos da cultura paranaense, como o tradicional barreado, também integram a experiência, promovendo um encontro entre o sabor da floresta e as heranças gastronômicas do litoral.
“Sou curitibana e tenho uma história com Morretes, que tem uma gastronomia muito forte. O barreado, por exemplo, é um prato tradicional dessa região. O convite para criar esse cardápio veio com o desejo de resgatar a cultura local e, ao mesmo tempo, trabalhar a sustentabilidade de forma prática”, conta a chef Letícia Krause. “A origem da sustentabilidade está no nosso consumo e na gestão dos produtos. Estamos priorizando ingredientes da época e da região, como pepino, palmito, pinhão, banana e maracujá. Tudo que a floresta nos oferece nesse momento”, complementa.
Letícia, que comanda a curadoria da Roman Gastronomia, é formada pelo prestigiado The Culinary Institute of America e traz no currículo passagens por cozinhas renomadas no Brasil e no exterior. Seu trabalho é reconhecido pela valorização da cozinha brasileira de base vegetal, com foco em ingredientes pouco convencionais tratados com sofisticação e sensibilidade. Com mais de uma década de atuação no Mato Grosso do Sul desenvolvendo projetos de agroextrativismo sustentável, a chef agora mira em novas frentes no Paraná: “Queremos transformar o Santuário em um polo de formação e troca. Vamos trazer imersões gastronômicas, cursos de agrofloresta e capacitações em produção local de alimentos. Essa é a base do projeto Escola do Futuro, que pretendemos desenvolver por aqui”, completa.
Além do almoço, o Santuário conta com trilhas, áreas de lazer e atividades de educação ambiental, funcionando como um verdadeiro templo da biodiversidade paranaense. Situado às margens do Caminho do Itupava — trilha histórica que remonta ao século XVII — e aos pés do Pico Marumbi, o Santuário é cercado pela exuberância da Mata Atlântica e oferece infraestrutura completa para alimentação, eventos, lazer e, futuramente, hospedagem. Tudo isso em sintonia com os princípios da sustentabilidade e da conservação ambiental.
Mais do que um destino, o Santuário Nhundiaquara é reconhecido como um verdadeiro refúgio ecológico — um convite para respirar a tranquilidade da floresta, explorar trilhas históricas, mergulhar em águas cristalinas e viver momentos únicos em meio à natureza preservada. Localizado na Estrada das Prainhas (km 2), no Porto de Cima, em Morretes (PR), o Santuário recebe visitantes de todas as idades em busca de conexão genuína com o meio ambiente. Para saber mais, acesse o site www.santuarionhundiaquara.com.br e acompanhe as novidades pelo Instagram @santuarionhundiaquara.