No final de 2017 o Google divulgou um levantamento de dados com as buscas mais frequentes durante o ano dividindo-as em categorias. Uma das categorias é “Como fazer…” vejam o resultado:
Como fazer?
Como fazer ovo de páscoa?
Como fazer jejum intermitente?
Como fazer crepioca?
Como fazer bacalhau?
Como fazer spinner?
Gostaria de chamar a atenção para o segundo lugar: “Como fazer jejum intermitente?” Não estou escrevendo esse texto para responder a pergunta e sim para questionar um ponto com vocês. Por que as pessoas procuraram tanto sobre jejum? O jejum intermitente foi pauta em 2017 com um tom de promessa milagrosa de perda de peso, como tantas outras já existiram e existirão: chá verde, low carb, dukan, shakes… a lista é infinita.
Você já percebeu que essas soluções trazem uma ideia mágica? Consideram que: “Se eu mudar um comportamento conquistarei o peso que almejo?” Terei também felicidade, alegrias, aceitação, amor… o que mais? A questão é que qualquer corpo tem uma história (isso envolve sentimentos, pensamentos, vivências, genética e todo o repertório comportamental de cada indivíduo), existem inúmeros fatores para um corpo estar com o peso que está e sendo assim a intervenção deve ser multifatorial e no tempo possível para cada um. Se não o que acontece? Reganho de peso, frustração, sentimentos de incapacidade e inadequação. Posso dizer que é um ciclo: Me sinto desconfortável com meu corpo e logo encontro uma solução rápida > emagreço > falho > volto a ganhar peso > me sinto desconfortável (…)
A maioria dos pacientes do ACT4 tem no seu histórico esse ciclo e de alguma forma, seja ao procurar o programa ou durante o processo, compreendem que a falha não é delas e sim da forma como lidaram com seu corpo e emagrecimento até então.
O ACT4 tem essa proposta: individualidade, respeito, multidisciplinaridade, aceitação, ciência e ética. Meu primeiro texto do ano é para dizer:
Desconfiem do que é “fácil” e “rápido”!
Desconfiem do que “serve” para todo mundo!
Desconfiem de promessas milagrosas!
Mudanças acontecem no tempo individual de cada um e para durar tem que ser de dentro para fora! Caminhos parecidos levam aos mesmos lugares. Que tal experimentar algo diferente? Se quiser conhecer nosso trabalho entre em contato.
Amália Teixeira
Psicóloga clínica do programa ACT4 e tem sua abordagem baseada na terapia cognitivo comportamental, para que seus pacientes emagreçam de forma saudável e duradoura.