A população de Piraquara deve ganhar um novo e mais amplo terminal de passageiros para o transporte coletivo. A expectativa da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – Comec é de licitar ainda este ano a construção de um novo espaço que substituirá o atual terminal, que hoje não comporta o fluxo de veículos e a necessidade dos usuários.
Um dos impeditivos para viabilizar a obra no município seria o terreno. Pensando nisso, o deputado federal Luizão Goulart (REPUBLICANOS) vem buscando alternativas junto ao Governo do Estado. O deputado esteve reunido, na manhã do dia 28, com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, para solicitar a doação de uma pequena parte de um terreno que pertence ao Estado para construir o terminal. “Essa área está localizada no cruzamento das Avenidas São Roque e Brasília, no Jardim Primavera, uma região muito estratégica, bastante populosa e que possui saída direta para a Rodovia João Leopoldo Jacomel”, explica Luizão.
O novo terminal, com previsão de dez plataformas de parada simultâneas, sendo duas delas para veículos articulados, com perspectiva de 4 mil metros quadrados, poderá atender ainda ao bairro Boa Vista, além da ligação com o terminal Afonso Pena, em São José dos Pinhais. Segundo o presidente da Comec, Gilson Santos, com esse projeto sendo colocado em prática, o atendimento será ampliado consideravelmente. “Conseguiremos propiciar melhor distribuição local aos 17 mil usuários por dia útil, bem como melhorar as ligações com Pinhais, Curitiba e São José”, disse o presidente.
Após a conversa com o deputado Luizão, o secretário de Saúde, Beto Preto, sinalizou positivamente pela destinação da área em favor do terminal de ônibus. Ele comentou que o Governo do Estado pretende investir em um novo projeto na área da saúde utilizando o restante do terreno, mas que o pleito da Comec, junto com o prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli (PSD) e o deputado Luizão Goulart (REPUBLICANOS) deverá ser atendido.