A obra conta com 1.200 metros quadrados de área construída, proporcionando mais conforto e qualidade no atendimento ao cidadão
A Prefeita Marli Paulino (PDT) enalteceu o valor das parcerias durante a inauguração da Delegacia Cidadã em Pinhais, na manhã da quarta-feira (14/11). Em cerimônia que contou com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais, Marli destacou em seu discurso o momento muito importante para o município que é a inauguração de uma obra tão aguardada como essa. “Mediante a parceria que fizemos com o Governo do Estado – a doação do terreno pela Prefeitura, medida que teve apoio da Câmara Municipal – concretizamos essa obra que visa proporcionar melhor estrutura para bem atender ao cidadão. Precisamos cada vez mais trabalhar com essas parcerias, a fim de que nossa cidade se desenvolva. É um orgulho, também, contarmos com a parceria entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar com o intuito de melhorar a segurança pública. Quem ganha é o cidadão a partir das parcerias. Desejo sucesso a todos os servidores que venham trabalhar aqui na Delegacia Cidadã”, destacou.
Delegacia da Mulher
A Prefeita de Pinhais inclusive complementou à nossa reportagem que a Delegacia Cidadã contará com ambiente próprio para a Delegacia da Mulher, com profissionais qualificados para tais tipos de ocorrência. “A Delegacia da Mulher também só tornou-se possível com essa parceria: a Prefeitura cederá profissionais especializados, a exemplo de psicóloga e assistente social, para o atendimento à mulher vítima de violência doméstica ou de crimes como estupro, abuso ou assédio sexual”, explanou.
O ex-prefeito de Pinhais, e deputado federal recém-eleito Luizão Goulart (PRB), salientou a luta para a concretização dessa conquista ao município. “Foi uma novela, uma luta até finalizar a obra, com a atuação, também, do Conselho de Segurança Pública da comunidade. Por duas vezes, aliás, doamos terrenos. Inicialmente, um terreno menor, depois, esse maior, quando foi lançado o programa Delegacia Cidadã. Uma obra muito necessária, afinal, a antiga sede da Delegacia conta com quase quarenta anos. Estava muito constrangedor atender ao cidadão em tais instalações, apesar de todas a reformas que a Prefeitura viabilizou”, pontuou.
Prevenção e enfrentamento da criminalidade
Luzião também valorizou as parcerias em segurança pública. “Em 2010, criamos a Guarda Municipal, lançando um exemplo de parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil, bem como com o Poder Judiciário e o Ministério Público. Em outra ponta, a gestão municipal investe em educação, especialmente, nas escolas integrais, além de outras políticas de prevenção à criminalidade, como o Centro da Juventude. Acreditamos que é preciso oferecer oportunidades para que os jovens encontrem alternativas à criminalidade. Temos de criar uma sociedade em que se investe, também, na prevenção, ao mesmo tempo em que se promove o enfrentamento à criminalidade. Os cursos profissionalizantes que o Poder Municipal disponibiliza também complementam nossa política de prevenção. Na semana passada, inclusive, tivemos mais uma formatura de curso profissionalizante. Disponibiliza-se oportunidades para inserção no mercado de trabalho, escolas integrais, cursos e atividades para que o jovem encontre opções ante ficar pelas ruas sujeito a incorrer em criminalidade. Contudo, quanto àqueles que optarem pela criminalidade, naturalmente, devem ser responsabilizados recebendo todas as sanções previstas em lei”, defendeu.
Terceira Delegacia Cidadã do estado
O Secretário de Estado da Segurança Pública, Júlio Cezar dos Reis, ressaltou a satisfação pela inauguração de mais uma Delegacia Cidadã no estado, a terceira, depois dos municípios de Matinhos e Fazenda Rio Grande, além de outras duas que estão em obras. “Hoje, é um dia de muita satisfação, quando se concretiza mais um de tantos investimentos do estado em segurança pública, desde os investimentos na Polícia Militar, passando pela Polícia Científica, com o I. M. L. mais moderno do pais, a criação do Batalhão de Fronteira; a criação da Divisão de Combate à Corrupção, recentemente; até a promoção dos soldados e cabos, que estava há muito tempo travada. Há oito anos, a Polícia Civil cuidava de 14 mil presos sob custódia. O resultado é que os policiais não conseguiam investigar os crimes. De lá para cá, avançamos muito nessa questão. Há somente 4 ou 5 mil presos sob custódia dos policiais, atualmente. Um grande avanço essa redução. Dados apontam que a elucidação de crimes chega a 80% , níveis de primeiro mundo, quando os investigadores de polícia ficam livres para investigar, sem a responsabilidade pela custódia dos presos”, revelou.
Ambientes diferenciados
O Secretário ainda acrescentou que o modelo de Delegacia Cidadã proporciona infraestrutura completa para o bom atendimento ao cidadão e o trabalho dos servidores. “É uma estrutura que conta com ambientes diferenciados, garantindo dignidade ao espaço de trabalho dos policiais. Os presos, por exemplo, contam com acesso separado do cidadão de bem, que também passa a contar com instalações mais confortáveis”, completou.
Dignidade ao servidor e ao cidadão
O Delegado de Pinhais, Haroldo Luiz Vergueiro Davison, demonstrou sua satisfação ao pontuar a dignidade proporcionada pelas novas instalações. E incentivou ao cidadão a denunciar as ocorrências. “Estamos muito contentes com essas instalações dignas, nas quais o servidor poderá trabalhar com dignidade. O povo poderá vir sem medo, que tenha coragem para denunciar. Queremos que se sinta bem aqui, confortável e bem acolhido. Não podemos deixar que se instale a impunidade, que os bandidos pensem que praticar crimes é bom. O espírito de impunidade não tem lugar em Pinhais”, pontuou.
Transformação na segurança pública do estado
O Secretário da Administração Penitenciária, Coronel Hélio de Oliveira Manoel, sublinhou a transformação na segurança pública ocorrida nos últimos anos, no estado. “Nos últimos oito anos, houve investimentos que jamais foram feitos. Somente em contratação de policiais militares, foram mais de 11 mil. Quanto à Delegacia Cidadã, é um modelo para propiciar melhor atendimento ao cidadão, desde um Boletim de Ocorrência, até a obtenção de uma certidão. Enfim, buscamos entregar à comunidade paranaense aquilo que pagou em impostos na forma de bons serviços, investindo na melhoria da qualidade de vida da população”, sublinhou.
Estrutura de qualidade
De acordo com o Delegado-Geral da Polícia Civil do Paraná, Naylor Gustavo Robert de Lima, a nova Delegacia deverá beneficiar a população. “Uma estrutura de mais qualidade para o município que fornecerá melhores condições de trabalho. Esta é uma data especial, mais uma etapa finalmente foi concretizada. Parabenizo aso envolvidos, em especial, à administração de Pinhais e à equipe da Secretaria de Segurança Pública”, congratulou.
Estrutura
A Delegacia Cidadã de Pinhais possui 1.200 metros quadrados, distribuídos em ambientes internos destinados ao Instituto de Identificação, salas especiais, celas modulares e demais detalhes estruturais. Quanto ao terreno doado pelo município, trata-se de um espaço com 2.000 metros quadrados de área, localizado na Rua Europa, no Centro da cidade. O imóvel fica próximo ao Posto Integrado dos Bombeiros e a cerca de 100 metros do destacamento da Polícia Militar e da sede da Guarda Municipal, compondo, assim, um polo de integração entre as forças de segurança da cidade.
Serviço
Mais informações pelo telefone (41) 3665-5250.