Com o apoio de voluntários, a Defesa Civil de Curitiba começou a montagem de dez barracas que poderão ser utilizadas como ponto de apoio ou espaço para triagem de pacientes com problemas respiratórios.
“Estamos fazendo esse trabalho preventivo e preparatório para reunir informações sobre todo o auxílio oferecido ao município, para que sejam utilizados se houver uma necessidade futura”, esclarece o secretário de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, lembrando que essa é uma das missões da Defesa Civil.
Na segunda-feira (30/3), a estrutura complementar de atendimento foi instalada no pátio da Administração Regional do Tatuquara, de forma a servir a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local. Outra barraca foi colocada na Unidade de Saúde Bairro Alto.
“O trabalho continuou na terça-feira, na Regional Bairro Novo”, contou o coordenador da Defesa Civil, Nelson de Lima Ribeiro.
Os demais pontos serão definidos na sequência.
Doações e trabalho voluntário
A Defesa Civil de Curitiba montou um cadastro para pessoas que queiram contribuir no transporte e na distribuição de materiais, em caso de necessidade, como parte do plano de prevenção da cidade ao novo coronavírus. Mais informações estão disponíveis em www.curitiba.pr.gov.br/defesacivil/termo-voluntarios.
Doações de materiais e insumos também podem ser encaminhadas ao órgão. O contato pode ser feito pelo email defesacivil@curitiba.pr.gov.br.
O mesmo e-mail funciona para pessoas jurídicas que queiram disponibilizar espaços para montagem de uma área de triagem ou, até mesmo, um hospital de campanha, se necessário.