De casa ou na prefeitura, servidores de Curitiba têm rotina intensa durante a pandemia

De casa ou na prefeitura, servidores de Curitiba têm rotina intensa durante a pandemia

As facilidades tecnológicas têm sido aliados importantes do servidor municipal para a manutenção da sua rotina de trabalho e o bom funcionamento das diversas atividades nas unidades da Prefeitura de Curitiba

Servidores da Prefeitura de Curitiba têm mantido sua rotina de trabalho desde que a cidade foi declarada em situação de emergência devido à pandemia pelo novo coronavírus, há mais de um ano. Em muitas áreas, a atividade ficou ainda mais intensa.

“Durante este período, mesmo sem sabermos quanto tempo duraria e os desafios que enfrentaríamos, nossa equipe se manteve alerta, nosso contingente esteve sempre disponível. O trabalho da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal (SMAP) é suprir as necessidades das demais secretarias para que os programas e serviços da prefeitura possam atender bem as necessidades de cada cidadão”, diz o secretário Alexandre Jarschel de Oliveira.

Na SMAP, grande parte da equipe trabalha de forma presencial para atender as demandas das secretarias e dos órgãos que precisam de suporte nas áreas administrativa, de recursos humanos e de tecnologia da informação.

As servidoras Noeli Osinski e Joelma Aparecida Bakum Miguel representam o esforço para garantir o funcionamento de importantes serviços. Gestoras das áreas administrativa e de gestão de pessoal na Secretaria da Saúde, elas e a equipe de servidores dos dois núcleos da SMAP têm conseguido superar as próprias expectativas.

CORRIDA DE REVEZAMENTO

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Na pandemia a servidora Noeli Osinski mateve a rotina de trabalho de forma presencial e faz gestão da equipe com uso da tecnologia. Curitiba, 29/04/2021. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Servidora há 29 anos, Noeli conta que a demanda de trabalho aumentou significativamente. E a pressão emocional também, diante de tudo o que estava acontecendo. “Todas as compras e contratações da Secretaria Municipal da Saúde, emergenciais ou não, passam pelo núcleo administrativo, antes de seguir para a área financeira. Daqui nascem os contratos. Nosso trabalho é como na corrida de revezamento, um corre e passa o bastão para o outro que precisa correr também”, compara.

“Busquei manter o equilíbrio o tempo todo. Temos uma equipe muito comprometida. Sempre me coloco no lugar de quem está na ponta, a espera de atendimento”, completa.

Para organizar o trabalho, Noeli estabeleceu escalas para não haver concentração de servidores no ambiente de trabalho. Aqueles que devido à idade ou a alguma comorbidade tiveram que se afastar puderam seguir suas atividades de casa. “E quem está trabalhando de casa tem um papel fundamental. Conseguimos cuidar da equipe, sem deixar de atender a demanda da Secretaria da Saúde”, resume a servidora.

No Núcleo de Gestão de Pessoal da Saúde, a equipe da Joelma trabalha de forma unida. “Tivemos que nos reinventar. É uma avalanche e nós não tínhamos como parar. Fomos buscando modos de garantir o atendimento que o servidor espera e suprir as necessidades, por exemplo, com as contratações feitas pelo processo seletivo simplificado”, diz Joelma.

Olhar atento

Para Joelma, o mais difícil tem sido o lado psicológico de todos. “O desafio é diário. Como gestores, temos que ter um olhar apurado. Precisamos manter a nossa equipe confiante, buscar o equilíbrio para atender outras pessoas que estão ainda mais sensíveis, seja por e-mail, seja por telefone ou no contato presencial, quando o servidor precisa vir ao núcleo”, declara Joelma. Um dos recursos que utiliza são mensagens motivacionais que ela espalhou pelo Núcleo.

Ela revela que a fé tem ajudado a manter a força nesse período. “Tem valido a pena esse aprendizado. O olhar da gente é diferente hoje, precisamos sentir ainda mais as pessoas que atendemos”, afirma.

INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA

As facilidades tecnológicas têm sido aliados importantes do servidor municipal para a manutenção da sua rotina de trabalho e o bom funcionamento das diversas atividades nas unidades da Prefeitura de Curitiba.

Trabalhando de casa desde 19 de março de 2020, por ter uma comorbidade prevista na legislação, a engenheira civil Marilene Aparecida Kazmierczak de Lara, que preside a Comissão de Avaliação de Imóveis do Departamento do Patrimônio da SMAP, aprovou a experiência. A engenheira tem acesso aos sistemas corporativos necessários, pois a documentação é totalmente digitalizada. Ela também usa e-mail, whatsapp e tem acesso à rede da prefeitura.

TRABALHO COMPLEXO

O trabalho de Marilene e demais integrantes da Comissão é complexo. São avaliações de imóveis que o município tem interesse, como locações, alienações e doações, que ocorrem quando uma faixa de terreno particular, por exemplo, é atingida devido a alguma intervenção urbana.

“Quando concluo um parecer, mando a impressão direto para o equipamento do Departamento. Entro em contato com os meus colegas do setor e alguém retira na impressora”, conta.

“A prefeitura estruturou de forma rápida o que seria necessário. Em um mês, tudo estava organizado para que eu pudesse fazer da minha casa exatamente as mesmas coisas que fazia na secretaria”, diz Marilene.

Ela conta que sente falta da convivência com os colegas de trabalho. “Mas me sinto segura neste momento, trabalhando desta forma. Trabalhar em casa traz qualidade de vida. Quando tinha que me deslocar até a secretaria levava 40 minutos. Ganhei esse tempo.”

Marilene avalia que a sua produtividade está ainda maior em casa. E conta que fez pequenas adaptações e organizou um espaço da casa para a sua rotina de trabalho.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Até o momento, o acesso remoto a sistemas corporativos semelhante ao utilizado por Marilene foi viabilizado pela Superintendência de Tecnologia da Informação para o trabalho de 1.379 servidores de diferentes áreas.

Coube à superintendência de TI aumentar a velocidade da internet. O incremento foi da ordem de 100% a 400%. Foram comprados softwares para videoconferência, possibilitando a realização de reuniões on-line.

Serviços importantes ao servidor foram automatizados, como o da perícia on-line, permitindo a tramitação de documentos e processos de forma eletrônica, sem papel. Também foi feita a estruturação necessária para a realização do processo seletivo simplificado na área de enfermagem.

Para facilitar ao cidadão em geral, foi implantado o pagamento de tributos por meios eletrônico (cartão de crédito e em breve por Pix) e instalada a estrutura de rede necessária para o funcionamento de postos de atendimento da Caixa nas regionais, para pagamento do auxílio emergencial, em 2020.

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