Produtores e artesãos de Quatro Barras participaram do Curso de Palha de Milho – Flores, promovido através da parceria entre a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). As aulas gratuitas foram ministradas no Horto Municipal, e abrangeram desde as etapas de desenho nos moldes, corte da palha, gofrador (formas para moldar as pétalas), tingimento, confecção de arranjos até os passos para a comercialização dos produtos.
Durante as aulas o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Turismo, Rafael Ribeiro, acompanhou as etapas ministradas pela instrutora do Senar, Ana Armstrong. “O curso é bastante produtivo e pode ser uma alternativa de trabalho e renda para as famílias. Este é o objetivo da capacitação”, disse o secretário.
De acordo com a instrutora, a confecção de flores a partir da palha de milho é acessível e pode agregar valor às peças. Com o baixo custo da matéria-prima e a facilidade de encontrá-la, o artesanato é acessível para todos os participantes. “Nesta turma em especial só temos pessoas experientes, que já fazem artesanato e que estão se aperfeiçoando. E o caminho é este mesmo, nunca parar de aprender”, enfatizou Ana.
A moradora do Palmital, Letícia Silveira, de 19 anos, participou do curso. Ela trabalha com E.V.A. e agora quer ampliar seu nicho de atividades. “Meu pai é agricultor, temos fácil acesso à matéria-prima e quero muito fazer do artesanato uma fonte de renda”, disse. Uma expectativa, que segundo a instrutora, tem tudo para dar certo, já que a procura pelos arranjos no mercado é grande.