A Prefeitura de Curitiba vai capacitar gratuitamente servidores da Saúde dos municípios da Região Metropolitana. O anúncio foi feito pelo prefeito Rafael Greca, durante reunião por videoconferência do Fórum Metropolitano de Combate à Covid, na segunda-feira (1/3).
O prefeito aproveitou a participação na videoconferência do secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, para sugerir ainda o uso do Corpo de Bombeiros no atendimento emergencial a pacientes de Covid-19 e nas forças-tarefas de fiscalização.
“Sua sugestão é muito pertinente e vamos usar esses servidores do estado, que também são policiais militares, no combate à pandemia”, afirmou o coronel Marinho.
Greca abriu o encontro compartilhando com prefeitos e secretários sua preocupação em relação à falta de preparo de equipes das cidades vizinhas no atendimento emergencial a pacientes de Covid-19. Na sequência, o prefeito anunciou que a Prefeitura de Curitiba vai capacitar gratuitamente servidores da Saúde dos municípios da Região Metropolitana.
“Não podemos ver se repetir as cenas que ocorreram neste fim de semana, com profissionais de saúde da Região Metropolitana não sabendo intubar um paciente e administrar oxigênio ou pessoas em estado crítico sendo encaminhadas para a capital fora da Central de Regulação de Leitos”, argumentou Greca.
Os treinamentos gratuitos serão oferecidos no Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano (Cecadeh), no Pinheirinho, administrado pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), órgão vinculado ao município.
Os prefeitos deverão informar o interesse através da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), organizadora da videoconferência. Greca, atualmente, é o presidente da associação.
A secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak, agradeceu ao prefeito por externar preocupação com a falta de preparo de equipes de saúde das cidades vizinhas e disse que é preciso que todos os municípios sigam os protocolos da Central de Regulação de Leitos.
“É inadmissível que, um ano após o início da pandemia, ainda tenhamos equipes de saúde sem preparo para atender aos pacientes de forma correta”, alertou.
O diretor de Gestão em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Vinícius Filipak, reforçou o pedido de Greca e da secretária Márcia Huçulak para que os municípios respeitem as decisões da Central de Regulação.
“A Central é formada por equipes multidisciplinares, que sabem fazer o encaminhamento do paciente certo, para o local certo e na hora certa”, observou.
Força-tarefa
Greca também pediu que todos os municípios da Grande Curitiba se mantenham mobilizados, com suas guardas municipais, vigilâncias sanitárias e outros órgãos que integram as forças-tarefas de fiscalização anticovid-19 das prefeituras e do Governo do Estado, para evitar ou interromper festas clandestinas e outras aglomerações.
“Com essas novas variantes, os jovens também estão sendo internados. E, eles demoram mais para se recuperar, aumentando o tempo de ocupação de leitos”, ponderou o prefeito.
O secretário de Estado de Segurança Pública disse aos prefeitos que o Governo do Paraná está empenhado em garantir, em parceria com as prefeituras, o cumprimento dos decretos municipais e estadual que restringem atividades devido ao avanço da Covid-19 no Paraná.
“Estamos trabalhando em uma articulação conjunta para evitar baladas, consumo de bebidas alcóolicas e acidentes que demandariam ainda mais o sistema de saúde”, disse o coronel Marinho.
TV Escola
Na reunião por videoconferência também foi disponibilizado para os prefeitos e secretários da Região Metropolitana o ensino remoto, pela TV aberta ou no YouTube, do canal TV Escola Curitiba. A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, contou que a programação das videoaulas foi adaptada para contemplar a sequência pedagógica de quem estava no formato de ensino híbrido e no remoto, dando continuidade ao processo de aprendizagem.
Também participaram da videoconferência o vice-prefeito Eduardo Pimentel; o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Pericles de Matos; e a assessora de Gabinete Cibele Fernandes Dias.
A reunião ainda teve a participação de prefeitos, vice-prefeitos e representantes de Contenda, Campo Largo, Campo Magro, Balsa Nova, Rio Branco do Sul, Almirante Tamandaré, Colombo, Mandirituba, Cerro Azul, São José do Pinhais, Fazenda Rio Grande, Tunas do Paraná, Agudos do Sul, Campina Grande do Sul, Pinhais, Doutor Ulysses, Tijucas do Sul, Araucária, Rio Negro, Lapa, Campo do Tenente, Adrianópolis, Itaperuçu e Bocaiúva do Sul.