A Secretaria Municipal da Saúde definiu em conjunto com os 12 hospitais parceiros do SUS em Curitiba a suspensão temporária das cirurgias eletivas, aquelas que não são urgentes. A medida, acordada na segunda-feira, dia 16, se deu em razão do aumento de novos casos de Covid-19, que podem impactar em aumento nos internamentos.
Desde a semana passada, a cidade vem registrando aumento de novos casos, cerca de 750 casos por dia. Na segunda-feira, o número de casos ativos chegou a 6.849.
“Com a experiência sobre o comportamento da doença e com os casos novos, é possível que tenhamos um aumento de internamentos na próxima semana e a medida é de precaução para que tenhamos um pouco mais de leitos de Covid-19 disponíveis e que ninguém fique sem assistência”, disse Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde de Curitiba.
Aumento nas UPAs
Após uma sequência de queda nos internamentos, a ponto de serem desativados 72 leitos de UTI SUS exclusivos para Covid-19, o movimento de pacientes com sintomas respiratórios nas nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) vem aumentando, especialmente depois do feriado de 2 de novembro.
Na semana de 2 a 8 de novembro foram 6.752 atendimentos de sintomas de Covid-19 nas UPAs. Na semana seguinte, entre os dias 9 e 15, foram 8.300 atendimentos.
“Esse aumento também na procura pelo serviço certamente se refletirá em mais internamentos, portanto, já estamos nos adiantando”, afirma Márcia Huçulak.