Curitiba recebe Programa Nacional de Capacitação de Cidades

Curitiba recebe Programa Nacional de Capacitação de Cidades

 

Técnicos e agentes municipais da Região Sul estarão reunidos de 27 a 30 de abril em Curitiba para participar do Programa Nacional de Capacitação das Cidades – Formação em Gestão de Projetos Urbanos. A promoção do curso é do Ministério das Cidades, em parceria com a Caixa Econômica Federal e com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) da Prefeitura de Curitiba.

“Para o desenvolvimento urbano dos municípios brasileiros é preciso qualificar os agentes públicos para a concepção e implementação de projetos nas áreas de saneamento, habitação, mobilidade urbana e regularização fundiária e acessibilidade”, explicou a presidente do Imap, Liana Carleial.

A etapa presencial regional Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) será realizada no Centro de Educação Permanente do Parque Barigui, com carga horária de 32 horas e 80 vagas. Para participar desta etapa é necessário cursar, pelo menos, o Curso I a distância de autoinstrução preparatório – O Ministério das Cidades: estruturas e políticas sob sua responsabilidade, já disponível na Plataforma de EAD do Portal Capacidades www.capacidades.gov.br

O Programa Nacional de Capacitação das Cidades vai apresentar os processos e ferramentas disponíveis aos municípios para a elaboração e gestão de projetos urbanos; debater sobre os modelos institucionais adequados para a viabilização de projetos urbanos e os investimentos e custos estimados para a sua implementação; apresentar as estratégias para a viabilização de projetos urbanos, os riscos, as vantagens e os benefícios ambientais, sociais e econômicos e dialogar sobre os programas e políticas do Ministério das Cidades e sobre as formas de acesso e financiamento disponíveis.

A capacitação começa na próxima segunda feira, dia 27, às 14h30 com a palestra “Diagnóstico sobre o desenvolvimento urbano nos municípios brasileiros e a necessidade de concepção e implementação de projetos”. Na programação constam ainda palestras sobre elementos básicos para a concepção e implementação de projetos; estruturação de propostas de projetos e elementos a observar na leitura dos manuais de acesso aos recursos.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress