Na abertura da Semana Nacional de Trânsito, na segunda-feira, 19 de setembro, o prefeito Rafael Greca falou sobre a redução de 42% no número de mortes no trânsito na última década (2011-2020) em Curitiba e das metas para os próximos anos. A cerimônia foi no Salão Brasil da Prefeitura.
“Nós vamos insistir na educação para a vida e para o trânsito. Nosso objetivo é reduzir o número de mortes em até 50% até 2030”, disse o prefeito, que fez referência também ao centenário do ex-senador e antropólogo Darcy Ribeiro, que será celebrado este ano. Ele foi um dos idealizadores do Código Brasileiro de Trânsito (CBT).
Greca destacou ainda o compromisso da gestão com projetos e investimentos que privilegiem o pedestre, o ciclista e o transporte público como protagonistas no trânsito.
Ao lado do vice-prefeito Eduardo Pimentel, e da primeira-dama Margarita Sansone, o prefeito falou da criação de um Parque Educacional do Trânsito, em fase de planejamento, que deverá ser implantado no Bosque do Fazendinha. Além de destacar as ações inovadoras de Escola Pública de Trânsito (EPTran), com a produção de materiais e cursos para educação no trânsito inéditos no país.
“Curitiba é modelo em mobilidade no país e referência nacional em trânsito”, destacou o diretor-geral do Detran-PR, Adriano Furtado, que também falou sobre a importância de se pensar no trânsito de forma compartilhada, levando em consideração a engenharia, a educação, a saúde e a gestão de tudo aquilo que acontece no trânsito.
O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, disse que é importante celebrar a vida que percorre as vias da nossa cidade. “Precisamos também destacar todos aqueles que trabalham para que possamos celebrar a vida nesses espaços”, enfatizou o secretário.
“Nenhuma morte no trânsito é aceitável”, falou a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosângela Battistella. Segundo ela, no Brasil, 35 mil pessoas morrem no trânsito por ano, sendo registrado cerca de 95 mortes por dia.
Participaram também o superintendente da Polícia Federal do Paraná, Antonio Paim de Abreu Junior, o vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil Meger, o diretor da EPTran, Claudionor Agibert, o comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária, tenente-coronel Wellenton Joserli Selmer, o comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito, tenente-coronel Adilson da Silva, vereadores, secretários municipais e demais convidados.
Atividades
Além de fazerem parte do calendário anual, as atividades da semana integram também o Setembro da Mobilidade, um estímulo da Prefeitura à intermodalidade, com foco no pedestre e na adoção de tecnologias limpas de transporte. Com foco na prevenção de acidentes e diminuição de mortes no trânsito, diversas atividades foram programadas para a semana.
No último domingo (18/9), um passeio ciclístico de 5km deu início às comemorações, na Regional Cajuru.
Durante a semana, a Escola Pública de Trânsito de Curitiba (EPTran) fez abordagens educativas para motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres em diversos pontos da cidade.
No Dia Mundial Sem Carro (22/9), o prefeito Rafael Greca apresentou a empresa vencedora do edital de implantação do serviço de bicicletas compartilhadas na cidade.
O chamamento público, iniciado em maio, prevê a implantação, instalação, manutenção e operação de sistemas de compartilhamento de bicicletas com estações em Curitiba.
Juntos salvamos vidas
Celebrada de 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito tem o intuito de conscientizar a população sobre boas práticas no trânsito e, consequentemente, reduzir o número de acidentes e mortes.
O tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para o ano de 2022 é “Juntos salvamos vidas”.