O prefeito Rafael Greca recebeu, na quarta-feira, dia 16, o embaixador da Bélgica no Brasil, Patrick Herman. Durante o encontro, eles discutiram possíveis cooperações entre a capital paranaense e o país europeu em áreas como energias renováveis e cidades inteligentes.
Greca afirmou que Curitiba tem muito interesse em parcerias internacionais para uso de energias renováveis, como a solar, a eólica (vento) e a gerada através de resíduos sólidos, que hoje vão para os aterros sanitários.
“O município gasta R$ 6 milhões por mês para dar destinação correta ao lixo da cidade. Esse recurso poderia ser aplicado em outras áreas”, justificou o prefeito.
O embaixador se mostrou muito interessado em futuras parceiras tanto no uso de fontes renováveis como de cidades inteligentes. “Nosso país pode contribuir muito com o desenvolvimento de Curitiba nestas duas áreas”, avaliou o diplomata.
Herman estava acompanhado do adido econômico comercial da Valônia, Andre Viller, que anunciou a participação de empresários da região belga no Smart City Expo Curitiba 2020, que ocorre em março do próximo ano.
“Estaremos expondo no evento soluções de cidades inteligentes para as áreas médicas e para a população da terceira idade”, antecipou o adido.
Também participaram do encontro o cônsul honorário da Bélgica no Paraná, João Casillo; o cônsul-geral da Bélgica de São Paulo, Matthieu Branders, e o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó.