Com menos de nove meses do início da transmissão da quinta geração das redes móveis (5G) em Curitiba, a capital paranaense já é a cidade com maior uso da nova tecnologia no Brasil.
Eleita a cidade mais inteligente e conectada do Brasil pelo ranking Connected Smart Cities, Curitiba faz uso de 15% do offload (tráfego de dados) de 5G ofertados. O serviço está disponível em todos os bairros da cidade pela operadora TIM. O offload curitibano é maior que os 10% utilizados, em média, nas outras capitais brasileiras, onde o 5G já é ofertado.
O resultado foi divulgado pelo CEO da operadora TIM no Brasil, Alberto Griselli, em visita ao prefeito Rafael Greca, no dia 11. O encontro foi no gabinete do prefeito, no Palácio 29 de Março.
“Sou grato por ter vindo me visitar e compartilhar que Curitiba tem o maior uso da cobertura do 5G no Brasil. Isso é resultado do trabalho árduo da Prefeitura de Curitiba nos últimos anos para tornar a capital paranaense uma cidade cada vez mais conectada”, destacou o prefeito.
Curitiba se antecipou, em 2019, na atualização da legislação para tornar menos burocrático o processo de instalação dos equipamentos para a implantação da tecnologia 5G, e avança na conectividade à internet.
Naquele ano, a capital paranaense foi a primeira cidade brasileira a modernizar a legislação para a instalação das antenas que pavimentaram a chegada do 5G, quando Greca assinou o Decreto nº 989.
Assim, há 268 dias do encontro de Greca e Griselli, Curitiba se tornou a primeira capital do país a receber a nova tecnologia em alta escala, com o sinal da TIM, em 16 de agosto de 2022.
250 antenas em 2023
De lá para cá, a operadora instalou 233 antenas para a quinta geração da transmissão de dados via internet. Até o final de 2023, a previsão é chegar a 250 pontos.
“Curitiba realmente se antecipou ao futuro e mostra o enorme potencial desta tecnologia. Com todos os bairros de Curitiba cobertos, trabalhamos agora para a expansão dessa do 5G para melhorar ainda mais a experiência dos nossos clientes”, salientou o CEO da TIM.