A Prefeitura de Curitiba firmou na terça-feira (23) um acordo de amizade e cooperação internacional para o compartilhamento de boas práticas com a província de Corrientes na Argentina. A parceria técnica visa o compartilhamento de boas práticas nas áreas de inovação, sustentabilidade, educação, planejamento urbano, turismo e cultura.
O prefeito Rafael Greca ressaltou as relações históricas, comerciais e culturais de Curitiba e do Brasil com a Argentina, ao lado do cônsul-geral da Argentina no Paraná, Pedro Marotta, e do assessor de Relacões Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó.
“Vejo esse acordo com muito interesse, Curitiba é uma cidade solar, que faz parte do grupo C40, desenvolvendo um série de ações buscando a emissão zero, é verde, é plena de natureza, de transporte público de qualidade e tem a missão de ser uma cidade que aponte o caminho da correção urbanística”, ressaltou o prefeito, que também destacou as inovações criadas na cidade, como os aplicativos de gestão urbana. Em especial o Saúde Já, que modernizou o sistema de atendimento da saúde pública municipal.
O acordo firmado tem a duração de dois anos e se incorpora às demais parcerias já realizadas entre os dois países, como o Congresso de Tango de Curitiba, o acordo de Cooperação com a cidade Buenos Aires e a Oficina de Música 2021, que homenageou o músico e compositor argentino Astor Piazolla.
“A assinatura deste termo é muito importante para compartilharmos dados técnicos e ações nas mais diversas frentes, em especial no transporte público, agradecemos profundamente”, ressaltou o vice-governador da província de Corrientes, Gustavo Canteros.