Em época de Pandemia do novo coronavírus, muita coisa mudou. Inclusive o simples fato de ir ao dentista sofreu alterações. Os consultórios e clínicas odontológicas também aderiram ao isolamento social e passaram a atender os pacientes com protocolos diferenciados.
O potencial risco de transmissão do vírus chama a atenção para a necessidade de redobrar os cuidados ao passar por um atendimento odontológico. Afinal, tais procedimentos aumentam as chances de contaminação por conta do contato com a saliva e produção de respingos e aerossóis.
Assim, é importante observar-se uma série de medidas que eu, como cirurgião dentista há mais de 35 anos, e proprietário de duas clínicas (Odontowicz, em Curitiba, e Odontogurka, em Pinhais) tomo e recomendo a todos.
Caso você precise ir ao dentista por conta de uma necessidade, fique atento ao horário de agendamento. A recomendação é chegar pontualmente no horário marcado para evitar aglomerações no consultório. Lembre-se que para as coisas funcionarem corretamente, elas também dependem de você!
Durante a pandemia, o mais recomendado é que você vá ao consultório odontológico sozinho. Ir acompanhado, somente em casos de extrema necessidade. Ainda assim, o ideal é que o acompanhante espere por você no carro. A medida tem como principal objetivo evitar que muitas pessoas fiquem juntas em um mesmo ambiente sem necessidade. As salas de espera de minhas clínicas, antes lotadas, agora recebem uma pessoa por vez.
É muito importante que você informe previamente aos recepcionistas do consultório, ou da clínica, se você já apresentou sinais ou sintomas da COVID-19. Ou, ainda, se você já teve a doença. Esta atitude deixa os funcionários preparados para a situação e garante que o local possa ter maior controle sobre os pacientes que ali frequentam.
É necessário estar consciente de que é indispensável que você, paciente, zele pela sua saúde acima de qualquer coisa. Bem como pela saúde do profissional que prestará atendimento. Por isso, a dica é ficar atento às condições de higiene do consultório.
Verifique sempre se os profissionais utilizam máscaras, óculos de proteção, protetores faciais, toucas, aventais e luvas descartáveis. Os equipamentos de proteção individual são fundamentais para a sua segurança e a das outras pessoas.
Além disso, o consultório deve disponibilizar álcool em gel para higienização das mãos, ainda na recepção.
Estas medidas todas nós levamos muito a sério em nossas clínicas e as recomendamos a todos, pois mesmo com o período de vacinação em andamento, devemos todos seguir fazendo o nosso papel preventivo para juntos vencermos esse temível mal.
Serviço:
OdontoGurka Clínica Odontológica
Responsável Técnico: Dr. Eduardo Gurkewicz – CRO 5420
Endereço: Av. Jacob Macanhan, 323, Sala 2, Pinhais-PR.
e-mail: odontogurka@gmail.com
Telefone fixo: (41) 3056-5626
Celular: (41) 9 9214-5459