Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e a Biblioteca Pública do Paraná ofereceu uma programação especial a crianças de Campina Grande do Sul no último final de semana. Um grupo de 20 meninas de 7 a 13 anos – todas alunas dos projetos culturais do município – acantonou na biblioteca, que fica no centro de Curitiba.
Elas participaram da sétima edição do projeto Uma Noite na Biblioteca, que contou com uma série de atrações culturais, como apresentações de teatro, contação de histórias, números musicais e gincanas. A programação começou às 17h do sábado (18) e só terminou na manhã de domingo (19).
“O projeto é muito interessante, pois mostra que as bibliotecas podem ser espaços divertidos e não apenas um lugar para estudos e obrigações e, desta forma, desperta nas crianças o gosto pela leitura”, disse a coordenadora municipal de Cultura, Eliani Zanetti. As 20 alunas que participaram do acontamento estiveram acompanhadas de professoras dos projetos culturais do município e por uma das mães.
As crianças ainda participaram de oficinas de desenho, leitura, restauração de gibi, pintura com Van Gogh e edição de anúncios de jornais. Brincadeiras como corrida no tapete mágico, bingo e visita à Ilha de Madagascar também animaram a noite.
Outras atividades que chamaram a atenção das meninas foram aquelas preparadas pela Seção Braille, incluindo o túnel das sensações, onde as crianças puderam testar o tato. A maratona terminou com um café da manhã para os pais e participantes.
Foi este projeto que motivou a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura a desenvolver atividades semelhantes nas bibliotecas locais. “A programação desenvolvida em Curitiba, que a cada ano está mais rica, serve de inspiração para organizarmos a nossa Noite na Biblioteca, que neste ano chegará à terceira edição”, conta a secretária municipal de Turismo e Cultura, Nelise Dalprá. O evento está programado para o mês de novembro, como parte da Semana Cultural de Campina Grande do Sul.