O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sul realizou, no dia 15, sábado, mais uma edição do encontro intergeracional. A ação aconteceu no período da tarde, na sede do órgão que fica no bairro Weissópolis e teve a participação de famílias que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.
O encontro tratou do tema trabalho infantil. Celebrado em 12 de junho, o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil tem a intenção de alertar a comunidade em geral e os diferentes núcleos do governo sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática que se mantém corriqueira em diversas regiões do Brasil e do mundo. A data foi criada em 2002, pela Organização Internacional do Trabalho, uma agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU).
Neste dia, o Cras realizou algumas atividades com o público presente: apresentação da equipe de trabalho, exibição do documentário “10 centavos” e do vídeo “Minha infância”, ambos alusivos ao tema do encontro e com informações e orientações sobre o trabalho infantil. Além disso, as crianças, adolescentes e adultos participaram de atividades recreativas, bem como de brincadeiras para reforçar o conhecimento do conteúdo trabalhado: jogo da velha, mimica, bexiga e um jogo para identificar o que é trabalho infantil e o que é trabalho doméstico.
O evento foi finalizado com um café da tarde entre as famílias e os profissionais do Cras Sul, que enalteceram a ação. “Esse evento foi bem significativo e importante. É um momento das famílias estarem junto com as crianças. Mesmo em casa, vários não conseguem separar um momento para ficar com os filhos. E hoje, além de estar em família, eles estão com a comunidade que vivem. É uma oportunidade de conhecer novas pessoas, trocar experiências e vivências na comunidade”, ressaltou a coordenadora do Cras Sul, Adriele Carvalho Vanuchi Peppes.