Copel expande rede inteligente na RMC com novas instalações em São José dos Pinhais

Copel expande rede inteligente na RMC com novas instalações em São José dos Pinhais

rede inteligente
Implantação gratuita de novos medidores transforma gestão de energia e compõe infraestrutura de cidades inteligentes

A Copel começou nesta semana a instalação de medidores inteligentes em São José dos Pinhais, um dos maiores municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). 

Com 134 mil unidades consumidoras na área urbana a serem contempladas, a previsão é concluir o trabalho até outubro de 2025. A iniciativa faz parte da quarta fase do Programa Rede Elétrica Inteligente, que já instalou medidores em Araucária, Fazenda Rio Grande e demais localidades da RMC, preparando a infraestrutura elétrica da região para o futuro das cidades inteligentes. 

 

GESTÃO REMOTA

O Programa Rede Elétrica Inteligente é um dos maiores projetos de modernização energética da América Latina, que promove avanços significativos na gestão da energia. Os novos medidores permitirão ao cliente de São José dos Pinhais o monitoramento do consumo de energia em tempo real por meio do aplicativo da Copel para smartphones, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.  

Para a Companhia, os novos equipamentos facilitam a identificação de falhas ou interrupções no fornecimento. Isso garante maior agilidade no restabelecimento da energia e mais eficiência na gestão da rede elétrica. 

“A Rede Elétrica Inteligente em São José dos Pinhais é um marco para a modernização do fornecimento de energia na cidade. Os novos medidores garantem mais eficiência, agilidade na solução de falhas e uma melhor experiência para os consumidores. Com essa tecnologia, a Copel reafirma seu compromisso com a inovação e a qualidade do serviço”, afirma Rafael Radaskievicz, gerente do departamento de Projetos Especiais da Copel Distribuição. 

Os medidores inteligentes oferecem funcionalidades avançadas que são importantes para o monitoramento por parte da Copel, como o registro de potência máxima utilizada, variações de tensão e corrente, e alterações de frequência. 

 

GRATUITO

A troca dos medidores de energia convencionais pelos novos modelos inteligentes é realizada sem custo aos consumidores e conduzida por equipes contratadas pela Copel, devidamente identificadas com uniforme, crachá e veículos sinalizados. Em São José dos Pinhais, a contratada responsável é a empresa Eleng, que fará cada substituição em média em 30 minutos.  

 

REDE INTELIGENTE

O programa Rede Elétrica Inteligente já instalou mais de 1 milhão de medidores inteligentes em 105 municípios do Paraná, com a meta de atingir neste ano 1,8 milhão de medidores instalados em 153 municípios das regiões Sudoeste, Oeste, Centro-Sul e Metropolitana de Curitiba – o que representa mais de 30% dos consumidores da Copel no estado. 

 

FATURA DIGITAL

A modernização dispensa a necessidade de visitas mensais para leitura – um incentivo a mais para que o consumidor mude para a fatura digital, que tem a mesma validade legal da impressa e pode ser utilizada como comprovante de endereço. O cadastro da fatura digital é simples e pode ser feito diretamente no site da Copel (www.copel.com). 

 

SUSTENTABILIDADE

Desde o início do programa, em 2018, a Copel já evitou a emissão de mais de 400 toneladas de CO2, resultado da combinação entre redução de perdas elétricas e menor necessidade de deslocamentos de equipes. 

Para o presidente da Copel, Daniel Slaviero, o programa é essencial para colocar o Paraná na liderança em tecnologia energética. “A chegada da Rede Elétrica Inteligente a São José dos Pinhais consolida a modernização da RMC, com maior controle e eficiência para os consumidores, nosso foco nos próximos anos”, destaca. 

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress