Coordenação para o Trânsito forma novos alunos da Rede Municipal de Ensino de São José dos Pinhais

Coordenação para o Trânsito forma novos alunos da Rede Municipal de Ensino de São José dos Pinhais

sjp01

 

Programa leva aos alunos noções básicas de comportamento no trânsito, seja para pedestres, ciclista, motociclistas ou motorista

O Programa de Educação para o Trânsito, voltado para alunos da Rede Municipal de Ensino, trabalha com o tema transversal Trânsito que está inserido da proposta pedagógica curricular e é aplicado para todos os alunos da rede municipal de ensino, do Pré ao 5º ano.

Regulamentado em 2011, através de Lei Municipal e coordenado pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de São José dos Pinhais, em parceria com as Secretarias de Segurança Pública e de Educação, o programa leva aos alunos noções básicas de comportamento no trânsito, seja para pedestres, ciclista, motociclistas ou motorista, despertando nas crianças a consciência social sobre o uso e o compartilhamento de espaços comuns no ambiente urbano.

Quando o aluno inicia no 4º ano letivo, além do trabalho transversal do professor, ele participa de um ciclo de palestras com um agente de trânsito, o qual trabalha temas referentes à cidadania e segurança no trânsito.

Um último encontro é feito, normalmente junto com a comunidade, onde os pais participam de uma palestra e os alunos participam de uma “formatura”, recebendo a carteirinha do Cidadão Mirim no Trânsito e um kit com atividades interativas sobre o tema.

Fechando o ano de 2019 com o Programa, a equipe da Coordenação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito iniciou as formaturas destes alunos no mês setembro, com um grande evento alusivo a Semana de Trânsito, reunindo na Câmara de Vereadores, além de alunos, professores e familiares das crianças.

Para encerrar o ano letivo de 2019, outras formaturas estão agendas nas próprias unidades de ensino. Segundo a Coordenadora do Programa, Josiane Arruda, o resultado do desenvolvimento do Programa é prático e tem efeitos concretos. “Temos muitos motivos para permanecer com o programa e para comemorar, pois a cidade colhe o efeitos desse trabalho, com um trânsito mais seguro, com menos vítimas e com pessoas mais conscientes de suas responsabilidades, pois as crianças cobram atitudes de seus pais, corrigem vícios e se tornam cidadãos mais responsáveis”, comentou.

A equipe da Coordenação para o Trânsito é formada por pedagogo, psicólogo, guardas municipais e agentes administrativos que se dividem em diversas funções para poder atender a rede municipal de ensino. Para o Secretário de Transportes e Trânsito, Fabricio Tambolo, os investimentos para realizar o Programa são fundamentais e segundo ele, se tivesse disponibilidade de recursos, investiria ainda mais: “Estamos investindo no presente e no futuro com esse programa e isso significa que estamos preservando vidas e garantindo segurança para o trânsito, por isso que eu acredito que quanto maior for o investimento em educação, maiores são os resultados positivos”, comentou o secretário Fabricio.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress