Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras agora dispõe de caminhão próprio

Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras agora dispõe de caminhão próprio

Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras
Veículo entregue por meio do Programa Coopera Paraná já vem realizando entrega da merenda escolar em escolas e CMEIs

Um novo caminhão passou a reforçar o trabalho da Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras. O veículo, zero quilômetro, foi adquirido por meio do Programa Coopera Paraná, da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB) e IDR-PR, fruto da parceria entre a cooperativa e a Prefeitura de Quatro Barras.

O investimento é de R$ 358.500,00, com contrapartida de 11% por parte da cooperativa, que agora tem caminhão próprio para as entregas no município e nas cidades vizinhas.

O veículo também passou a ser destinado à entrega de alimentos, verduras e hortaliças para as escolas municipais e CMEIs, fornecidas por meio da agricultura familiar. A compra de produtos, via cooperativa, hoje possibilita levar à mesa dos alunos produtos fresquinhos e orgânicos.

 

Incentivo para quem produz

A secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal, e engenheira ambiental Thayoná Souza de Oliveira, disse que o veículo traz incentivo para quem produz. “A chegada do caminhão é motivo de comemoração para todos nós, resultado de muito trabalho. É gratificante, como secretaria, saber que 139 cooperados, entre os agricultores familiares do nosso município, escolas e CMEIs estão sendo beneficiados com o Programa Coopera Paraná”, afirmou Thayoná.

O presidente da COAG-QB, José Cassiano dos Reis Neto, disse que o veículo vai dinamizar as entregas e reduzir custos. “Para nós é muito importante porque reduz custos, já que hoje a cooperativa realiza entregas em Quatro Barras e em toda a Região Metropolitana de Curitiba. São mais de 300 escolas atendidas. Então, o caminhão vem para somar nesta linha evolutiva da cooperativa”, disse Cassiano.

Segundo ele, o Programa Coopera Paraná vai disponibilizar investimentos na ordem de R$ 720 mil, utilizados para a aquisição do caminhão, para a construção de um barracão de 200 metros quadrados e uma câmara fria.

O presidente ainda frisou a parceria com a Prefeitura, que também vem sendo decisiva. “Ao invés de destinar 30% dos recursos do FNDE à aquisição de alimentos da agricultura familiar para a merenda – que é obrigatória por lei -, hoje a Prefeitura de Quatro Barras destina 100% do recurso. “Este apoio, nos últimos três anos, fortaleceu e capitalizou a cooperativa, permitindo uma evolução sem precedentes e o apoio necessário ao produtor”, destacou Cassiano.

A sede da cooperativa funciona no Horto Municipal, que atua como um centro de distribuição de produtos cultivados pelos cooperados e de onde partem as entregas para Quatro Barras e Região Metropolitana.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress