Controladora de Pinhais destaca importância da auditoria interna em evento do TCE-PR

Controladora de Pinhais destaca importância da auditoria interna em evento do TCE-PR

Keren Letícia Sales Pereira, Controladora-Geral de Pinhais
Evento do TCE-PR reúne controladores internos de diversos municípios paranaenses

A Controladora-Geral do Município de Pinhais, Keren Letícia Sales Pereira, participou do evento de lançamento da Nota Técnica de Consistência de Dados da PCA dos Prefeitos. O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) convidou a controladora para abordar temas como a previdência, elaboração de roteiros de consistência de dados do Programa de Avaliação de Contas Municipais de Governo (ProGov) e sobre a importância da auditoria interna nos municípios.

Realizado no Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC/PR), Keren palestrou para um auditório lotado por cerca de 350 servidores públicos, em sua maioria controladores internos de diversos municípios paranaenses.

“Participar da elaboração dos Roteiros de Consistência de Dados (RCDs) junto ao Tribunal de Contas foi uma experiência enriquecedora. A troca de conhecimentos entre as equipes de auditoria do controle interno (CGM) e do controle externo (TCE) permitiu a elaboração de documentos padronizados de alta qualidade, que auxiliarão nos processos de auditoria interna e de aferição da veracidade e fidedignidade das informações prestadas pelos interlocutores participantes na prestação de contas anual, no âmbito do ProGov. Os roteiros também contribuem para o aprimoramento dos trabalhos de planejamento de auditoria em outros temas de atuação das controladorias municipais do Estado”, afirma a controladora-geral do município de Pinhais, Keren Letícia Sales Pereira.

Organizado pela Escola de Gestão Pública (EGP) do Tribunal de Contas do Estado, o curso foi uma oportunidade para que os participantes tomassem contato com as inovações introduzidas por duas recentes publicações do TCE-PR: a Instrução Normativa nº 185/24, que atualizou a sistemática da Prestação de Contas Anual (PCA) dos prefeitos; e a Nota Técnica nº 29/2024, emitida pela Coordenadoria-Geral de Fiscalização (CGF) da Corte para estabelecer os procedimentos de análise da consistência de dados das referidas PCAs.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress