Trecho da rodovia a ser duplicado é de 3,9 quilômetros e a pista de rolamento terá 10,5 metros de largura
O município de Colombo recebeu na noite de segunda-feira, 22/05, o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para tratar da duplicação da PR-417, a Rodovia da Uva. Esta ação faz parte de um ciclo de consultas públicas e está previsto no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transporte do Estado.
As audiências foram realizadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística e o DER-PR. Em Colombo, o programa prevê a duplicação da PR-417, conhecida como Rodovia da Uva. A consulta pública, organizada com o apoio da Prefeitura Municipal, foi na Câmara de Vereadores e reuniu 250 pessoas.
Para a Prefeita Beti Pavin, este é mais um importante momento para o município. “Temos sofrido muito ao longo destes anos por conta do aumento do fluxo de veículos e a falta de duplicação da Rodovia. Por isso, esta notícia é tão significativa. Ficamos imensamente felizes que este projeto esteja caminhando e que estamos aqui apoiando mais esta etapa do Lote 1”, destacou Beti.
O trecho da rodovia a ser duplicado é de 3,9 quilômetros e a pista de rolamento terá 10,5 metros de largura. As calçadas e as ciclovias em ambos os lados somarão cinco metros de largura. O projeto, orçado em R$ 48 milhões, também prevê a construção de uma nova ponte sobre o Rio Atuba, ao lado da já existente. Este Lote 1 compreende as obras da Igreja do Santa Cândida (Curitiba) até o Contorno Norte (Colombo).
Sobre o Lote 2, que compreende o trecho de 6,5 quilômetros (da Sede até o Contorno Norte) e teve suas obras paralisadas, os técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Logística informaram que o projeto entrará em licitação no próximo mês.
Tráfego
Passam atualmente pela rodovia mais de 22 mil veículos por dia, sendo quase 4 mil caminhões. Para o gerente técnico da Superintendência Regional Leste Jefferson Kuster, também coordenador do projeto, a duplicação é necessária quando se projeta o movimento futuro na estrada. “Estimamos que a obra seja entregue em 2020, sendo que até lá o tráfego deverá chegar a mais de 23 mil veículos por dia e ultrapassar 30 mil até 2029. Então essa é uma obra fundamental”, explicou.
Balanço
Colombo foi a oitava e última de uma série de consultas públicas para apresentar os projetos que fazem parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transporte do Estado, orçado em US$ 435 milhões. Deste valor, US$ 235 milhões são de financiamento junto ao BID e os outros US$ 200 milhões vem de contrapartidas do Governo do Paraná. Além de obras viárias, o programa prevê também a construção de centros logísticos pelo Estado.