O Conselho Tutelar Matriz, importante equipamento social responsável pela proteção dos direitos de crianças e adolescentes, está de cara nova. A sede do conselho, aberta em 2014, foi revitalizada, ganhou nova pintura e jardim.
Localizado na Avenida São José, 875, no Cristo Rei, o Conselho Tutelar Matriz é um órgão autônomo que tem o objetivo de zelar pelo cumprimento dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Entre eles, o direito à saúde, à convivência familiar e comunitária, à educação e ao esporte e lazer.
“Renovamos a sede do Conselho Tutelar Matriz o mantendo mais reservado, mais acessível às famílias e para permitir que o trabalho necessário de proteção da infância e da adolescência se desenvolva com o bem que Curitiba merece”, disse o prefeito Rafael Greca, que entregou a obra, no dia 23 de março.
Direitos
O conselho tutelar atua sempre que os direitos de crianças e adolescentes são ameaçados ou violados. Na maioria dos casos, o conselho atende denúncias anônimas que tratam de casos de negligência, discriminação, exploração, violências, crueldade e opressão.
A atuação do Conselho Tutelar Matriz abrange os bairros da região central de Curitiba: Ahú, Alto da Glória, Alto da XV, Batel, Bigorrilho, Bom Retiro, Cabral, Centro e Centro Cívico, Cristo Rei, Hugo Langue, Jardim Botânico, Juvevê, Mercês, Prado Velho, Rebouças e São Francisco.
Curitiba possui dez conselhos tutelares, um em cada regional administrativa. Eles contam com membros eleitos pela comunidade, com cinco conselheiros titulares e cinco suplentes, além de equipe administrativa.