Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Quatro Barras toma posse

Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Quatro Barras toma posse

qb01

 

Uma cidade inclusiva se dá em todos os segmentos, seja na facilidade de andar pelas ruas, no acesso aos equipamentos públicos – como praças, escolas e áreas de lazer – e na prestação de serviços que englobam os mais diversos setores. É com este olhar que Quatro Barras criou o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – uma organização que dá voz a pessoas com necessidades especiais e também canaliza ações voltadas à acessibilidade e ao cumprimento dos seus direitos.

Durante a eleição dos conselheiros no último dia 15 foram empossados como presidente a servidora Luciana Aparecida de Lima, como vice-presidente o paratleta Cincler Trevisan, como 1ª secretária Ana Maria Rodrigues, e como 2ª secretária Débora de Brito Rodrigues. Além da posse, uma produtiva agenda de trabalho já começou a tomar forma.

Questões como mobilidade, sinalização e infraestrutura urbana estiveram entre os temas centrais do encontro, que contou com a presença do Prefeito Angelo Andreatta (Lara); da secretária de Assistência Social e Cultura, Adriane Gomes Andreatta; e da secretária de Educação, Leila Busnardo Dolato.

“Temos muitos desafios a vencer, mas estamos realmente comprometidos. Cada desafio superado nos dá força para vencer o próximo. Vejo que o Conselho terá um papel importante nisso, apontando demandas para trabalharmos juntos. Inclusão se faz com ações, com educação, com conscientização”, disse o Prefeito.

Alguns investimentos já estão programados neste sentido. Lara disse que vai licitar playgrounds para crianças especiais, que devem ser instalados em praças e escolas; construir uma quadra esportiva na Escola Especial e também sugeriu a atuação em rede de áreas como Educação, Saúde, Assistência Social e Ordem Pública, direcionadas à inclusão, com projetos que contemplem desde crianças a adultos.

Este envolvimento com vários setores da sociedade foi um dos temas amplamente debatidos no encontro. Participantes e conselheiros falaram sobre a importância de mobilizar escolas e fortalecer a inclusão através da educação. Também foram sugeridas aproximações com igrejas, comércio e comunidades, para que as pessoas tenham acesso à informação, conhecendo de fato o dia a dia das pessoas com necessidades especiais.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress