O Conselho Municipal da Mulher (CMM) de Pinhais realizou sua primeira reunião presencial no final do mês de setembro, a qual contou com a participação das conselheiras titulares e suplentes, além de convidadas.
O CMM foi criado pela Lei Municipal 2.256/2020, sendo sua composição paritária, formada por representantes do poder público municipal e da sociedade civil organizada, os quais tomaram posse no dia 8 de julho, durante a Conferência Municipal de Política para as Mulheres.
Entre as pautas da reunião esteve a capacitação direcionada às conselheiras e que contou com a participação da advogada e professora doutora Nanci Stancki da Luz, que contextualizou a situação das mulheres e a luta histórica pelo reconhecimento da igualdade de direitos e o enfrentamento da violência. Dra. Nanci fez ainda uma explanação sobre a legislação e serviços existentes, ressaltando a importância das articulações em rede e da definição de ações estratégicas para o fortalecimento do Conselho e efetivação de políticas públicas para as mulheres.
O Conselho Municipal da Mulher de Pinhais representa um importante avanço para a garantia dos direitos da mulher, tendo como alguns dos seus objetivos e atribuições a defesa e a promoção dos direitos da mulher, articulação com os movimentos da sociedade civil a fim de estabelecer estratégias para o enfrentamento da violência contra a mulher, implantação de ações que visem assegurar o empoderamento da mulher e a igualdade de gênero e incentivem a participação da mulher em todos os espaços, estimulando sua organização social e política, além de fortalecer o processo de controle social.