Conheça os serviços e programas da Vigilância Ambiental de Pinhais

Conheça os serviços e programas da Vigilância Ambiental de Pinhais

A Vigilância Ambiental atua na interface saúde-ambiente, sendo composta pela Seção de Saneamento Ambiental e a Seção de Vigilância de Zoonoses

Você sabia que, em Pinhais, a Secretaria de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância Ambiental (GEVAM) atua dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) de modo a orientar, controlar e prevenir fatores de risco que interferem na saúde humana? A Vigilância Ambiental atua na interface saúde-ambiente, sendo composta pela Seção de Saneamento Ambiental e a Seção de Vigilância de Zoonoses.

O conhecimento das áreas de risco à exposição humana é uma importante ferramenta para a avaliação, planejamento e implementação das ações de minimização dos riscos à saúde.

Por isso, é importante conhecer os serviços e programas ofertados no município. Entre os serviços realizados pela Vigilância de Zoonoses, temos: Investigação de Atendimento Anti-Rábico Humano, Vacinação anti-rábica (cães e gatos) mediante agendamento prévio, Vigilância e Monitoramento da raiva, Vigilância da Esporotricose, Vigilância da Leishmaniose, Vigilância de Acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, Vigilância das Arboviroses (Dengue, Zika, Chikungunya, febre amarela, etc), Vigilância das demais zoonoses, Inspeção Zoosanitária, Vigilância da Fauna Sinantrópica, Análises Laboratoriais de espécimes de Importância Médica, Diagnóstico Laboratorial de Zoonoses de relevância para saúde pública e ações educativas e divulgação de medidas preventiva, nos meios de comunicação à população.

Já a Seção de Saneamento Ambiental fiscaliza locais que sejam potenciais criadouros que propiciem a instalação e a proliferação dos vetores, além de promover alguns programas. O Vigiágua (Programa de Vigilância em Saúde da Água para Consumo Humano) monitora semanalmente com o objetivo de assegurar a qualidade dos sistemas e soluções alternativas de abastecimento de água, identificando e intervindo em situações de risco à saúde da população.

Outros programas realizados e divulgados para apresentar medidas preventivas e orientativas à população, são: o Vigipeq (Programa de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos) que se refere aos contaminantes que interferem na saúde humana e nas relações entre ser humano e meio ambiente. Incorporados ao Vigipeq estão os programas de Vigilância em Saúde Ambiental relacionado às Substâncias Químicas (Vigiquim) e o de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Áreas Contaminadas (Vigisolo). Além destes, também tem o Vigiar (Programa de Vigilância em Saúde das Populações Expostas aos Poluentes Atmosféricos) e o de elaboração de Plano de Contingência, o Vigidesastres (Programa de Vigilância em Saúde Ambiental Relacionada aos riscos decorrentes dos Desastres naturais e Acidentes com produtos perigosos).

Serviço

Para obter informações ou solicitar orientações sobre os serviços ou programas, entre em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental pelo telefone (41) 3912-5396.

publicidade

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress