Incentivar o hábito da leitura nos são-joseenses é um dos compromissos da Secretaria de Cultura (Semuc) de São José dos Pinhais. Por meio da Divisão de Literatura, diversas ações foram desenvolvidas ao longo de 2023, com o objetivo de aproximar a população dos milhares de títulos disponíveis nas bibliotecas públicas.
Segundo a Divisão de Literatura, foram realizadas 14.086 doações às quatro bibliotecas mantidas pela Semuc. Do total, 305 novos títulos foram obtidos por compra da administração pública ou contrapartida dos participantes da Feira Municipal do Livro e a incorporação de 1.874 obras no acervo público.
Meses literários
Ao longo do ano, foram desenvolvidas ações específicas em cada mês, trazendo consigo uma trama única. Confira:
Em abril, a 9ª Semana de Incentivo à Leitura, instituída no município pela Lei Ordinária nº 2.157, de 10 de maio de 2013, proporcionou sessões de contação de histórias, oficinas de caricatura e releitura de obras de Monteiro Lobato, além de oficina de contos e bate-papo com autores locais. Ao todo, foram mais de 495 participantes.
No mês de maio foi celebrada a 21ª Semana Nacional de Museus. Em alusão à data, foram realizadas exposições e oficinas no Museu do Boneco Animado a fim de estimular a reflexão e o debate acerca do papel dos museus na promoção da sustentabilidade cultural, social econômica e ambiental.
De 24 a 29 de junho, foram promovidas ações em comemoração aos 23 anos do Museu do Boneco Animado de São José dos Pinhais. Na abertura, mais de 400 visitantes prestigiaram apresentações de circo e participaram de brincadeiras, oficinas e contação de histórias. Durante a semana, o Museu recebeu a visita de escolas do município, totalizando 230 alunos e professores.
Para comemorar a 17ª Primavera dos Museus, promovida em setembro, o museu do Boneco Animado promoveu oficinas, interações e bate-papos com o tema “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”, recebendo agendamento de turmas e público visitante.
No mês de outubro, foi promovida a 3ª Semana das Crianças no Jardim Literário. O projeto é realizado anualmente para comemorar o Dia das Crianças. Neste ano, foram desenvolvidas atividades nas quatro bibliotecas municipais e estendidas para o Museu do Boneco Animado e para a Escola Rural Municipal Francisco Xavier. As sessões receberam 410 participantes.
Em novembro, foi promovido o Concurso de Linguagens Culturais 2023 – Prêmios de Literatura Leopoldo Scherner e de Fotografia Sebastião Côrtes. A cada ano, o Concurso traz uma temática diferente. Para a edição de 2023, o tema proposto foi: “São José dos Pinhais amanhã: como você imagina sua cidade daqui a 10 anos?”, com 69 trabalhos inscritos.
Outro destaque do mês de novembro foi a realização da 27ª Feira Municipal do Livro (Femuli) de São José dos Pinhais. O evento contou com a participação de alunos de escolas públicas e particulares, além de instituições como as APAEs, o CIEE e público espontâneo. Atividades literárias e culturais, feira de livros, contação de histórias, teatro de bonecos, apresentação de dança, bate-papo com escritores, lançamento de livros, sessões de autógrafos, visitas à Gibiteca Móvel e a premiação do Concurso de Linguagens Culturais foram feitas durante a Famuli. Ao todo, mais de 5.630 pessoas passaram pela Femuli 2023.
Projetos virtuais
O universo digital também foi palco para iniciativas inovadoras. A Biblioteca Virtual, Conexão +Leitura, Novidades do Mês e o +Cultura Cast abriram portas para mais de 13.600 visualizações e 550 interações, democratizando o acesso ao conhecimento.
Atendimentos internos e outros projetos
Mais de 6.300 livros distribuídos pelo Projeto Livro-Livre. Além disso, foram realizados 8.180 empréstimos e mais de 20 mil visitas nas bibliotecas públicas. Outro destaque são as visitantes no Museu do Boneco Animado, que recebeu mais 2 mil pessoas durante o ano.
A Divisão de Literatura promoveu ainda os projetos:
– Bibliotour, que teve um total de 77 sessão e 1.987 participantes;
– Hora do Conto, com 44 sessões realizadas e 1.531 participantes;
– Gibiteca itinerante, com 71 sessões e 13.475 participantes.
Rodas de leitura/conversa e bate-papo promovidas nas bibliotecas municipais, com foco no público de Ensino Fundamental II e de idade superior e que abordam temas como Histórias em Quadrinhos, Ilustrações e Cartum, datas especiais, Profissões, História do Município e Livros do vestibular da UFPR. Ao todo, foram 22 sessões com mais de 940 participantes.
Criado em abril, o Sábado Animado teve 6 edições em 2023, incluindo edições especiais, como os encerramentos da 21ª Semana Nacional de Museus e da 17ª Primavera dos Museus e a participação no 23º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, promovido pelo Ministério da Cultura por meio do Teatro Guaíra. Ao todo, foram mais de 750 visitantes ao longo do ano.
Também foram realizadas contações de histórias nas escolas. O projeto teve início em outubro de 2022 e atende instituições de ensino mediante agendamento prévio, contemplando preferencialmente alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I ou conforme demanda. Ao todo, foram 101 sessões com a participação de 6.717 estudantes.